Qual é o texto da Cigarra e a Formiga?

Qual é o gênero textual do texto A cigarra e a formiga?

Características do gênero textual fábulas. Novas versões da fábula “A cigarra e a formiga”.

Qual a fábula da cigarra e a formiga?

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: … Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.

Qual a ideia principal do texto A cigarra e a formiga?

A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.

Qual é a moral da história?

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Qual é gênero textual?

Gêneros textuais são formas de redação que apresentam características peculiares, definidas por seu conteúdo, seu estilo, sua estrutura e sua função. Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas.

O que é gênero de texto?

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. … Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.

Como trabalhar a fábula A Cigarra e a Formiga na educação infantil?

Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga“. Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão. Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito.

Qual é a história da formiga?

Era uma vez, um dia quente de verão, um gafanhoto estava deitado na sombra relaxando e se protegendo do calor do sol. A formiga passou pelo gafanhoto, e ela carregava uma enorme semente nas costas, com o objetivo de guardar para o inverno.

Qual é a ideia central da fábula?

As fábulas são histórias curtas, escritas em verso ou em prosa, em que as personagens são animais que falam e se comportam como seres humanos. No final, aparece sempre um ensinamento, que é a moral da história. Seus ensinamentos chamam a atenção para o nosso modo de agir e de sentir.

Qual o assunto principal da fábula?

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Qual a moral da fábula O Leão e o Rato?

Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam. E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. Moral da história: Não devemos subestimar os outros.

Quais são os exemplos de moral?

Exemplos de valores morais

  • Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. …
  • Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. …
  • Igualdade. …
  • Tolerância. …
  • Solidariedade.

O que é gênero textual exemplos?

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Quais são os 5 tipos textuais?

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

  • Texto injuntivo.
  • Texto dissertativo.
  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto expositivo.

4 de out. de 2021