O que é res extensa?

Qual a diferença entre res cogitans e res extensa?

1- Res cogitans (espírito): substância pensante, imperfeita, finita e dependente. 2- Res divina (Deus): substância eterna, perfeita, infinita, que pensa e é independente. 3- Res extensa (matéria): substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e dependente.

Quando penso logo existo?

O que significa a frase Penso, logo existo: “Penso, logo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento Iluminista, colocando a razão humana como única forma de existência.

Como René Descartes diferencia o pensamento é a extensão?

Para Descartes é possível conceber pensamento e extensão como duas substâncias distintas, pois a substância da matéria é a extensão e a substância do espírito é o pensamento. Portanto, a extensão não depende do espírito para existir e, por sua vez, o espírito não depende da extensão para existir.

O que é Deus para Descartes?

Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua ideia existir em nós. Uma das passagens onde ele exprime melhor esta ideia é: … Deste modo, conclui, já que nenhum homem possui tais perfeições, deve existir algum ser perfeito que é a causa dessa nossa ideia de perfeição. Esse ser é Deus.

Quais são as 3 ideias Segundo René Descartes?

Racionalismo em Descartes. Descartes distingue três tipos de ideias: inatas, adventícias e factícias.

O que difere o cogito ergo sum cartesiano do SI Fallor Sum agostiniano?

Uma das diferenças entre os dois Cogitos reside no fato de ser o Cogito, para Agostinho, uma constatação existencial. Nesse caso, a compreensão do Cogito agostiniano só se dá por meio de um ato reflexivo.

De quem é a famosa frase penso, logo existo?

Descartes
O esteio da filosofia de Descartes, pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo). Ele foi o primeiro a levantar a doutrina do dualismo corpo e mente,(a propor uma sede física para a mente, e a maneira como ela se inter relaciona com o corpo).

Porque para Descartes o penso, logo existo é a primeira verdade indubitável?

Explique como ele chegou a ela. A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: “Eu penso!”. Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.

Como Descartes alcança o conceito de extensão?

Segundo Descartes, para entendermos uma substância extensa temos que entender sua extensão e vice-versa. Deste modo, para a filosofia cartesiana: a) não existiria corpo sem extensão; b) não existiria extensão sem corpo; e c) um corpo sem extensão seria somente um pensamento sem representação na natureza.

O que é substância pensante é extensa para Descartes?

Em Descartes, res cogitans (‘coisa pensante‘) é o sujeito pensante, que encontra obstáculo numa res extensa (‘coisa extensa‘), que é o corpo, a realidade deste mesmo ou a matéria.

O que é Deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

O que define quem é Deus?

substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito. [Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem. [Figurado] Aquilo que é alvo de veneração; ídolo.

Quem foi René Descartes e suas principais ideias?

René Descartes (1596 – 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: “Penso, logo existo”. É considerado o criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza.

O que são ideias inatas ou claras e distintas?

Toda ideia é clara quando presente e aberta a uma mente atenta e a ideia é distinta quando precisamente e, portanto, atentamente, separada de outras.