O que o Seripa faz?

Qual a diferença entre Cenipa e Seripa?

1951 – É criado o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). 1971 – É criado o CENIPA, com a função de atuar como órgão central do SIPAER. … 2007 – Foram criados os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA);

Qual a função do Cenipa?

O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira.

Qual a finalidade do Sipaer?

SIPAER: as atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos são as que envolvem as tarefas realizadas com a finalidade de evitar perdas de vidas e de material decorrentes de acidentes aeronáuticos (Decreto 87.249/1982).

Quem pode fazer o Curso do Cenipa?

O Curso tem por objetivo familiarizar todos os interessados na atividade aérea com as doutrinas que norteiam as atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos. Qualquer pessoa pode se inscrever no curso e não é exigido vínculo direto com a atividade aérea.

Qual a diferença entre Cenipa é sipaer?

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA – foi criado em 1971, por meio do Decreto nº 69.565, como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Qual o elemento civil credenciado pelo Cenipa?

Ao Elemento Credenciado – Prevenção (EC-PREV/EC-PREVS) compete: – Promover a atualização dos profissionais da sua organização que atuam no SIPAER. – Propor, ao CENIPA, a atualização das normas do SIPAER.

Quem trabalha no Cenipa?

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos Os profissionais formados pelo Cenipa estão aptos a compor comissões de investigação de acidentes com helicópteros (asa rotativa) e com aviões (asa fixa).

Quais os valores do Sipaer?

Obter excelência nos processos de Investigação SIPAER, como ferramenta de prevenção de ocorrências aeronáuticas. Profissionalismo, Espírito de Equipe, Responsabilidade Social e Ética.

Quem integra o Sipaer?

1.2.1 O SIPAER integra a infraestrutura aeronáutica, conforme o disposto no art. 25 da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). 1.2.2 Esta Norma é aprovada pela Autoridade Aeronáutica Militar, de acordo com a competência estabelecida através do § 3º, do art.

O que precisa para trabalhar no Cenipa?

Em ambos os casos, os profissionais precisam ter concluído com aproveitamento o Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos a Distância e o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos presencial, além de ser indicados pela instituição a que pertencem por meio de documento enviado ao Cenipa.

Como faço para trabalhar no Cenipa?

As solicitações para as matrículas devem ser realizadas via Sistema de Gerenciamento da Capacitação (SGC) e FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Atenção: O preenchimento no formulário de inscrições é imprescindível, para otimizar os trabalhos de matrícula.

Quais os elementos que compõem o Sipaer?

Os componentes do SIPAER são militares e civis credenciados, enfatizando que são somente credenciados por este sistema quem realizou o curso de prevenção de acidentes aeronáuticos (CPAA) ou o curso de investigação de acidentes aeronáuticos (CIAA).

O que significa ASV na aviação?

Ao Agente de Segurança de Voo (ASV) ou Agente de Segurança Operacional (ASO) compete: … – Participar das atividades de prevenção de acidentes nas áreas educativa e promocional, quando convocado pelo Elo-SIPAER de sua organização visando à segurança operacional.

São princípios que orientam a atividade profissional no âmbito do Sipaer?

Princípios de Segurança de Vôo (SIPAER) são proposições resultantes da experiência vivida pelos investigadores de acidente aeronáutico ao longo de suas atividades de Segurança de Vôo através de um processo continuo, onde os homens com o mesmo ideal, conscientes e em ação,procuram atingir e garantir seus ideais, dentro …