Qual sua interpretação do trecho do texto Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector?
Perto do coração selvagem narra a vida de Joana de uma forma peculiar e muito intensa, vibrante. … Vemos durante a leitura o quão difícil é para ela, desde pequena, lidar com a vida exterior cercada por pessoas e ser interiormente atormentada pelas incertezas do seu lugar no mundo.
O que retratava o romance Perto do Coração Selvagem?
O contexto mostra a situação do universo feminino da mulher-esposa, da relação do “eu” e do “outro” ou da relação menina-mulher-amante. No decorrer de todo o livro mostra o conflito entre morte e vida, bem e mal, amor e ódio, a crise do indivíduo.
Onde se passa Perto do Coração Selvagem?
De origem judaica, terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector, a família de Clarice sofreu perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa de 1918 a 1921. Seu nascimento ocorreu em Chechelnyk, enquanto percorriam várias aldeias da Ucrânia antes da viagem de emigração ao continente americano.
Quais são os personagens do livro Perto do Coração Selvagem?
São eles: o pai prematuramente falecido, incentivador das brincadeiras na infância; a tia assustada com as estripulias da órfã, a quem chama de víbora; o tio fazendeiro, afetuoso com Joana e abúlico diante das reclamações da mulher; o professor confidente e orientador (como a paixão da puberdade); Otávio, o rapaz que …
Quais são as principais características da obra de Clarice Lispector?
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
Quando foi publicado a sua obra Perto do coração selvagem?
1944
Perto do coração selvagem, romance de estreia de Clarice Lispector, publicado em 1944, constrói a travessia de uma heroína rumo à transgressão e à construção de uma identidade pautada nos valores pessoais.
O que eu desejo ainda não tem nome?
Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Sou pois um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda.
Quando surgiu com o livro Perto do Coração Selvagem?
1943
“Perto do Coração Selvagem“, publicado pela primeira vez em 1943, foi o primeiro romance publicado pelo ícone da literatura brasileira Clarice Lispector. Nessa época, ela tinha apenas 23 anos. O livro retrata a vida de Joana, talvez uma das personagens mais icônicas e representativas da autora.
Quando foi publicado Perto do Coração Selvagem?
dezembro de 1943Perto do Coração Selvagem / Data da primeira publicação
É característica da obra de Clarice Lispector a metalinguagem?
A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.
Qual é a principal obra de Clarice Lispector?
Suas principais obras são: “Perto do coração selvagem” (1944), “Laços de família” (1960), “A maçã no escuro” (1961), “A legião estrangeira” (1964), “A paixão segundo G.H.” (1964), “Felicidade clandestina” (1971), “Água viva” (1973) e “A hora da estrela” (1977).
O que quer dizer liberdade é pouco o que eu desejo ainda não tem nome?
A própria frase da Clarice, “liberdade é pouco o que eu desejo ainda não tem nome” já deixa isso claro. É como se ela tivesse dizendo: a liberdade é sempre relativa, mas o desejo de absoluto – para o qual não tenho nome – é, essa sim, a mais pura liberdade.
Por que a liberdade ofende?
Até mesmo ingênua. – Então por que a prisão? – Porque a liberdade ofende.
Qual foi o primeiro livro de Clarice Lispector?
Perto do coração selvagem
Perto do coração selvagem (1943) Primeiro livro publicado por Clarice, Perto do coração selvagem é narrado por Joana, uma mulher que analisa sua própria vida a partir de dois ângulos: a infância e o início da vida adulta.
Comentários