Qual o valor normal do MPV?
Em situações normais, estão em número de 140.000 a 400.000/mm³ no sangue periférico. O tamanho da plaqueta, medido através do Volume Plaquetário Médio (VPM), é um marcador da função plaquetária.
O que é MPV baixo no exame de sangue?
O volume plaquetário médio abaixo do normal está associado com extensão reduzida de doença arterial coronariana. FUNDAMENTO: A extensão da doença arterial coronariana aterosclerótica em pacientes com angina estável tem importantes implicações prognósticas e terapêuticas.
Para que serve o exame MPV?
Feita pelo método de impedância, a medida do MPV tem importância em algumas situações clínicas em que são liberadas para a circulação plaquetas maiores e reacionais, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (veja quadros).
O que é VPM plaquetas alto?
O volume plaquetário médio (VPM) é um marcador da função plaquetária. Níveis elevados de VPM têm sido identificados como fatores de risco independentes para o IM em pacientes com doença cardíaca coronariana. No entanto, os valores biológico e prognóstico de níveis elevados de VPM ainda são controversos.
O que causa VPM baixo?
No entanto, demonstramos que pacientes com VPM abaixo do normal podem ter uma extensão de doença aterosclerótica coronariana reduzida. Além disso, essa constatação é independente de fatores de risco coronariano, como idade, histórico de hipertensão, diabetes, hiperlipidemia e tabagismo.
O que é MPV e PDW?
No plaquetograma é feita a contagem total de plaquetas, a determinação da massa de plaquetas (plaquetócrito) e são calculados os índices volume plaquetário médio (VPM) e anisocitose plaquetária (PDW).
Qual o risco de ter plaquetas baixas?
Abaixo destes níveis, o risco de hemorragia pode ser mais ou menos grave consoante a concentração de plaquetas e abaixo de 10 mil por microlitro pode ocorrer hemorragia espontânea e consequente risco de vida.
Como saber se tenho leucemia pelo exame de sangue?
A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.
Qual o perigo de plaquetas altas?
Quando as plaquetas estão elevadas, existe o risco de formação de coágulos sanguíneos. Os coágulos podem causar sérios problemas, como trombose e embolia pulmonar, condições que podem levar à morte. O tratamento da trombocitose depende da causa e pode incluir o uso de medicamentos e outros procedimentos médicos.
Como diminuir o VPM?
Em alguns casos, especialmente se o número de plaquetas for superior a 1.000.000/mm3, pode ser necessário o uso de ácido acetilsalicílico pelo risco de trombose, e hidroxiureia, um agente citorredutor que diminui a contagem das células do sangue.
Como aumentar o VPM?
O que pode ser feito para aumentar a contagem de plaquetas, em muitos casos, é receber uma transfusão de plaquetas usando o próprio sangue ou o sangue de doadores.
Qual o risco de estar com as plaquetas baixas?
Abaixo destes níveis, o risco de hemorragia pode ser mais ou menos grave consoante a concentração de plaquetas e abaixo de 10 mil por microlitro pode ocorrer hemorragia espontânea e consequente risco de vida.
O que é PDW alto?
Um PDW aumentado reflete uma maior variedade da população plaquetária, o que acontece em situações como ativação plaquetária na trombose e produção de plaquetas devido ao consumo. Embora não seja específico, quando associado a outros parâmetros pode trazer sugestões diagnósticas importantes.
O que quer dizer quando as plaquetas estão baixas?
A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de certos medicamentos.
Comentários