O que é anemia megaloblástica e qual é o tratamento indicado?

Qual o tratamento para anemia megaloblástica?

Tratamento. O tratamento da anemia megaloblástica varia conforme a causa da doença. Normalmente são aplicadas injeções ou suplementos de vitamina B12 e ácido fólico. A ingestão de vitamina C também é importante, uma vez que ela auxilia a absorção do ferro.

O que é anemia megaloblástica e suas causas?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

Qual a principal causa da anemia megaloblástica?

As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato. Fazer hemograma completo, contagem de hemácias, contagem de reticulócitos e esfregaço de sangue periférico.

Quais os prejuízos mais graves da anemia megaloblástica?

Em crianças, a anemia megaloblástica pode comprometer o seu crescimento e desenvolvimento, podendo gerar puberdade tardia, além de afetar a capacidade de aprendizagem. Em mulheres grávidas, a formação do feto pode ficar comprometida e causar até um parto prematuro que pode comprometer a vida do bebê.

Como identificar anemia megaloblástica no hemograma?

3.7 O HEMOGRAMA De acordo com (HENRY, 2008), a anemia megaloblástica é descrita como uma anemia macrocítica e normocrômica devido no eritrograma os valores de VCM ser elevado, HCM e CHCM serem normais, RDW aumentado e os reticulócitos diminuídos.

Quais os tipos de anemia megaloblástica?

Assim, a anemia megaloblástica pode ser classificada em dois tipos principais: Anemia perniciosa, que acontece em pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina B12, mas que não possuem uma proteína, chamada fator intrínseco, que se liga à essa vitamina para que possa ser absorvida no organismo.

O que é anemia anemia megaloblástica?

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

Qual é a causa da anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Quais são os tipos de anemia megaloblástica?

Assim, a anemia megaloblástica pode ser classificada em dois tipos principais: Anemia perniciosa, que acontece em pessoas que consomem quantidades adequadas de vitamina B12, mas que não possuem uma proteína, chamada fator intrínseco, que se liga à essa vitamina para que possa ser absorvida no organismo.

Quais os prejuízos mais graves da anemia perniciosa?

Os dois são, então, absorvidos na última parte do intestino delgado. Na maioria dos casos de anemia perniciosa, o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem IF no estômago. Se estas células forem destruídas, o corpo não pode produzir IF e não pode realizar a absorção de vitamina B12.

Quais as características das hemácias na anemia megaloblástica?

A anemia megaloblástica é um tipo de anemia que acontece devido à diminuição da quantidade de vitamina B2 circulante, o que pode fazer com que exista uma diminuição da quantidade de hemácias e aumento do seu tamanho, sendo observada no exame microscópico a presença de hemácias gigantes, além de também haver diminuição …

Como saber se estou com anemia pelo hemograma?

Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.

Qual a diferença entre anemia ferropriva e anemia megaloblástica?

As anemias que estão diretamente envolvidas com a alimentação são as chamadas: anemia ferropriva (deficiência de ferro) e anemias megaloblastica ou perniciosa (defiência de Vitamina B9 ou B12).

Quem pode desenvolver anemia falciforme?

A Doença Falciforme pode ocorrer em qualquer população que tenha o gene de mutação. No caso do Brasil, devido a grande miscigenação característica do país, a doença pode acometer qualquer pessoa.