Qual o significado para a frase abaixo Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?
O poema de Fernando Pessoa faz menção ao Cabo Bojador, na terceira estrofe do poema. Pessoa remete ao fato histórico da travessia ao versar que, “Quem querer passar além do Bojador, Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu” (PESSOA, 1986, p. 16).
O que era o Bojador citado no poema?
O imaginário coletivo da época enxergava no atual Atlântico o Mar Tenebroso, onde para além do Cabo do Bojador viveriam criaturas fantásticas e assassinas, ondas tão altas que encostavam no céu, buracos dentro do mar que sugavam non-stop para o inferno. Daí o Bojador também ser conhecido como o Cabo do Medo.
Qual a mensagem do poema Mar Português de Fernando Pessoa?
Mas o livro também exalta a glória das Grandes Navegações e os seus heróis, vendo nelas uma imagem da Era de Ouro e neles os grandes arquétipos do destino da nação. O poema mais famoso do livro vem dessa inspiração. São lágrimas de Portugal!
Quem quer passar além da dor?
Quem quere passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abysmo deu, Mas nelle é que espelhou o céu.
O que significa no contexto do poema passar além do Bojador e o que significa no contexto da vida cotidiana passar além do Bojador?
Na frase “ Quem quer passar além do Bojador / tem que passar além da dor”. Que metáfora esta frase encerra? Deve entender-se Bojador na sua dimensão simbólica, de ultrapassar o medo, ultrapassar o desconhecido, conseguir a glória e a heroicidade desejada.
Qual o significado de passar além do Bojador nas primeiras décadas do século 15?
O significado de “passar além do Bojador”, nas primeiras décadas do século XV, é: a) ultrapassar a “barreira” que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.
O que o autor quis dizer no trecho Quando do teu sal são lágrimas de Portugal?
3) O que o autor quis dizer neste trecho “… quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!…”?. R: Neste trecho ele se questiona se o mar é salgado devido as lagrimas de mães, filhos e noivas que choraram na beira do mar.
Qual a mensagem do texto mar português?
Tema: O mar – desgraça e glória do povo português. É uma exclamação do poeta sintetizando as desgraças que o mar nos causou: “Ó mar salgado, quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal!” naufrágio ou morreram como sequência do atrevimento marítimo e do contacto com outros povos.
O que significa quanto do teu sal são lágrimas de Portugal?
A expressão “valer a pena” tem precisamente este significado: descrever algo que é tão valioso que vale até os sacrifícios (penas) necessários para conquistá-lo. Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram!
O que significa Quem quer passar além do Bojador?
Tem que passar além da dor. O significado de “passar além do Bojador”, nas primeiras décadas do século XV, é: a) ultrapassar a “barreira” que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.
Quem quer passar além do Bojador poema?
Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.
Qual é o significado de alma pequena de acordo com o poema mar Portuguez?
Assim, a alma “pequena” é aquela carente de grandes sonhos, conformada com a situação cotidiana e prosaica. Essa “pequenez” é o avesso do espírito conquistador que o português revelou na época dos grandes desco- brimentos e que Fernando Pessoa resgata na primeira metade do século XX.
Qual o sentido dos versos Tudo vale a pena se a alma não é pequena?
Assim como os navegadores portugueses, Pessoa acreditava que se arriscar é viver. Por isso, mesmo que as coisas deem errado, elas valem a pena.
Qual o significado de passar além do Bojador?
Tem que passar além da dor. O significado de “passar além do Bojador”, nas primeiras décadas do século XV, é: a) ultrapassar a “barreira” que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.
Comentários