O que é microlitíase testicular?

Qual o tratamento para Microlitiase?

A microlitíase testicular é relativamente frequente na população masculina, podendo atingir até 5% dos homens. Não existe tratamento medicamentoso ou cirúrgico para essa condição.

Quem tem Microlitiase pode ter filhos?

A microlitíase testicular (MT) é frequente em crianças e gera preocupação quanto ao risco de TT e infertilidade, mas as evidências desses riscos são controversas, visto que a maioria dos dados provém de adultos investigados para infertilidade e/ou síndrome da disginesia testicular (SDT).

O que causa Microlitíase?

A causa da microlitíase testicular ainda permanece desconhecida. Porém ocasionalmente pode ser associada a outras patologias como no testículo não descido, varicocele, torção do testículo, síndrome de Klinefelter, síndrome de Down, síndrome de Carney e infertilidade.

O que quer dizer Microlitíase?

A microlitíase testicular (MT) é uma patologia pouco comum que atinge geralmente os dois testículos e é caracterizada por pequenas calcificações no lumen dos tubulos seminiferos.

Como acabar com a calcificação nos rins?

É indicado aumentar a ingestão de líquidos, fazer mudanças e adequações na dieta e evitar a formação de cristais de cálcio na urina com medicações específicas como os diuréticos tiazídicos e medicações para alcalinizar a urina, como o citrato de potássio.

Qual remédio para expelir cálculo renal?

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

O que causa calcificação nos testículos?

O mais certo é entendermos que aquilo que eventualmente causa essas condições (que são, em geral, causas genéticas ou ambientais que levam a algum tipo de agressão ao testículo), também, favorece o aparecimento das imagens cálcicas que encontramos no ultrassom.

O que é calcificação no saco escrotal?

A calcinose escrotal idiopática (CIE) é considerada uma condição rara e com poucos casos descritos na literatura mundial. Ela consiste em múltiplos nódulos calcificados, de consistência pétrea, na pele da bolsa escrotal.

O que causa a hidrocele?

Quais as causas de hidrocele testicular? O inchaço nos testículos que caracteriza a hidrocele testicular é causado por um acúmulo de fluídos na bolsa escrotal, onde os testículos estão localizados.

O que a varicocele causa?

A varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue testicular devido à incompetência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso. É a mesma doença que afeta mais frequentemente as pernas das mulheres, que nesse caso é conhecida como varizes dos membros inferiores e provoca dor e inchaço nas pernas.

Quem tem microlitíase testicular?

A microlitíase testicular é uma doença caracterizada pela presença de microcalcificações no interior dos túbulos seminíferos presentes no testículo. Sua patogênese é controversa e sua relevância clínica é incerta. Esta doença geralmente é descoberta incidentalmente durante a ultrassonografia do escroto.

O que causa calcificação nos rins?

Cálculo renal, popularmente conhecido como pedra no rim, é uma calcificação anormal que se forma no interior das vias urinárias, em consequência de uma combinação de aspectos hereditários e do metabolismo, como a alimentação inadequada e algumas atividades ocupacionais.

O que pode ser calcificação nos rins?

O cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins, é uma calcificação que provêm de cristais, normalmente eliminados na urina. O cristal mais comum que forma o cálculo é o oxalato de cálcio, que representa 80% dos casos e se forma a partir de uma reação química de atração de cargas elétricas.

O que fazer para expelir a pedra nos rins mais rápido?

Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras. Uma vez formadas, podem ser destruídas por métodos não invasivos, como medicações que dissolvem as pedras de ácido úrico (o alopurinol) ou através da litotripsia externa.