Quando fazer dosimetria de ruído?
Uma vez que a exposição constante de funcionários a ruídos pode desencadear uma série de problemas de saúde e comprometer sua produtividade, uma forma de evitar isso é fazer periodicamente a dosimetria de ruído.
O que significa dosimetria nho 01?
A metodologia da NHO 01 permite, sim, fazer a medição de ruído utilizando o vulgo decibelímetro (na verdade, o correto é medidor de nível pressão sonora). Ele faz medições pontuais. A NHO 01 dá preferência para a dosimetria de ruído, quando utilizado o dosímetro de ruído.
Qual o objetivo da dosimetria individual de ruído?
A exposição a agentes físicos no ambiente laboral é fonte de risco à saúde e compromete o bem estar do trabalhador. A DOSIMETRIA tem por objetivo identificar e qualificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.
Como deve ser feita a medição de ruído?
Calculando os níveis de ruído Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.
Quando devemos realizar avaliações do ruído?
Empresas que mantêm um nível excessivo de ruídos devem inspecionar e realizar a medição regularmente, de modo a conhecer o nível do barulho detectado pelo aparelho. Esse registro deve ser documentado e atualizado pelo menos uma vez por ano.
Como tem que ser feita uma dosimetria de ruído?
Sendo assim, é preciso dividir o tempo de exposição do funcionário a esse som pelo tempo máximo permitido para a exposição desse nível de ruído (que é de 8 horas). 2/8 = 0,25. Caso o ruído seja contínuo e sofra variações, basta somar os resultados das divisões referentes a cada nível de decibéis medidos.
Qual o objetivo da NHO 01?
Esta Norma Técnica tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional.
Qual o nível de ação apresentado pela NHO 01?
O nível de ação para a exposição ocupacional ao ruído é de dose diária igual a 50%. O limite de exposição valor teto para o ruído contínuo ou intermitente é 115 dB(A).
Qual a importância do uso do dosímetro?
O dosímetro é um dispositivo que busca medir a exposição de uma pessoa à radiação, ruído, vibração, especificamente no decorrer de tempo em um ambiente. Por causa disso, ele é muito usado em hospitais e metalúrgicas, por exemplo, onde técnicos ficam muito expostos a esse tipo de energia por ondas.
Quais métodos de medição de ruído são recomendados para a medição de exposição de ruído?
O dosímetro é considerado o aparelho mais eficiente e detalhista para as medições de ruído. Conforme a Fundacentro, o ruído contínuo ou intermitente ou ruído de impacto é apresentado na NHO-01 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído.
Como fazer a medida de decibéis?
Em termos gerais, o valor em decibéis de um som é obtido através da fórmula 10Log10(I/10-12), onde I = Intensidade do som, geralmente medida em watts/metros quadrados.
Qual o momento mais apropriado para implantar medidas de controle do ruído?
O melhor período para ser adotado esse controle é na fase de projetos, quando é possível realizar uma análise profunda a respeito das máquinas e equipamentos que serão utilizados, buscando por aqueles que tenham menor geração de ruído.
Qual o tempo mínimo de mensuração de ruído?
8 horas
O objetivo do monitoramento da exposição a ruídos é determinar a média ponderada de tempo de 8 horas ou a dose de ruído acumulada de um trabalhador durante o turno de trabalho (dose de ruído pessoal).
Como realizar uma dosimetria?
São as fases: 1º) Fase da PENA BASE: Definição da PENA INICIAL (Qualificadoras/Privilégios) + Circunstâncias Judiciais. 2º) Fase da PENA PROVISÓRIA: PENA BASE + Análise de Atenuantes + Agravantes. 3º) Fase da PENA DEFINITIVA: PENA PROVISÓRIA + Causas de Aumento de Pena + Diminuição da Pena.
Comentários