Qual o pronome de tratamento para reitor de universidade?
Dentre a profusão de pronomes de tratamento que a língua portuguesa nos faculta, gostaria de hoje destacar um: Vossa Magnificência (abrev. V. Magª.
Como chamar um reitor?
O pronome de tratamento para reitor é Vossa Magnificência (V. M.).
Quando usar Vossa Excelência ou vossa senhoria?
Já Vossa Excelência é também um pronome de tratamento, que possui abreviação grafada como V. Ex. ª. Diferentemente de Vossa Senhoria, esse pronome é dedicado para tratamentos cerimoniosos e formais, quando nos dirigimos a pessoas que ocupam cargos de grande autoridade.
Quando usar Vossa Excelência?
O que é Vossa senhoria: Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais. Políticos, diretores, chefes e demais pessoas com cargos de prestígio são alguns exemplos em que o uso de “vossa senhoria” é adequado.
Qual a forma de tratamento para reitor?
O Reitor terá sempre o tratamento de Vossa Magnificência, utilizando o vocativo: Magnífico Reitor. Só o Reitor é magnífico, portanto é errado chamar o Vice-Reitor de magnífico. Vice-Reitores, Diretores e Professores receberão o tratamento de Vossa Senhoria, que no vocativo utilizamos Senhor/ Senhora.
Qual é qual pronome?
“O qual”,” a qual”,” os quais” e “as quais” são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome “que”; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Quando usar Exmo?
3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.
Qual a abreviação de excelentíssimo?
Forma de tratamento: Sua ou Vossa Excelência. Invocação: Excelentíssimo Senhor Prefeito _____________. Abreviaturas: Exmo.
Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.
Qual o pronome de tratamento usado para se dirigir?
Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
Como se dirigir a um juiz?
Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.
Qual o pronome de tratamento para reitor?
Autoridades universitárias Exa) – Vocativo: Magnífico Reitor ou Excelentíssimo Senhor Reitor; Vice-reitores: Vossa Excelência (V. Exa) – Vocativo: Excelentíssimo Senhor Vice-Reitor; Assessores, Pró-reitores, Diretores e Coordenador de Departamento: Vossa Senhoria (V.S ou V.Sa) – Vocativo: Senhor + cargo.
Quais são os pronome de tratamento?
Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
Quando se usa o qual?
À qual é utilizado quando há alguma situação que exija a presença da preposição a, como verbos, adjetivos e substantivos que estabelecem regência com essa preposição. Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.
Comentários