Quantos dias o promotor pode ficar com o processo?

Quanto tempo o promotor pode ficar com o processo?

É instaurado (iniciado) por portaria assinada pelo Promotor de Justiça e tem prazo de conclusão de 90 dias. Pode ser prorrogado conforme a necessidade e a complexidade da investigação.

Quem dá a sentença o juiz ou o promotor?

A principal diferença é que Juiz julga e Promotor de Justiça postula, pede, requer, ou seja, não julga. Isso é óbvio, mas vamos destrinchar essa afirmação. O Juiz faz parte do Poder Judiciário, previsto na Constituição Federal dos arts. 92 a 126.

É perigoso ser promotor de justiça?

É perigoso? Sim. Segundo Mendonça, a função de um promotor de justiça em “muitos casos” é considerada perigosa, já que age contra interesses do crime organizado, de gestores públicos corruptos, de traficantes, de homicidas, entre outros.

O que acontece quando o MP não se manifesta no prazo?

O oferecimento da denúncia fora do prazo legal constitui mera irregularidade sem consequências para o processo. Neste sentido, é a jurisprudência do STF (HC 72254 / CE).

Quem tem prazo em dobro no processo penal?

§ 4º São contados em dobro os prazos para a Defensoria Pública e para o defensor dativo. Ora, e como o núcleo de prática jurídica mantido por instituição particular de ensino superior é espécie do gênero ‘defensor dativo’ (Acórdão n.

Quando o processo vai para o Ministério Público o que acontece?

Os prazos para que o Ministério Público e a Defensoria Pública se pronunciem em processos só começam a contar a partir da data do recebimento dos autos. … Prazo para MP e Defensoria se manifestarem independe da intimação e só conta a partir do recebimento dos autos, define 3ª Seção do STJ.

Quem está acima do promotor?

Os Procuradores de Justiça são membros dos Ministérios Públicos Estaduais e trabalham na segunda instância, junto aos Tribunais de Justiça Estaduais. Ou seja, é um cargo “acima” dos promotores de Justiça.

Quem manda mais do que o juiz?

Os Desembargadores revisam as decisões dos Juízes, eles são a 02ª instância do Poder Judiciário, atuando em Tribunais. Pelos Tribunais tramitam os processos que já foram decididos em 01ª instância, em que uma das partes do processo não satisfeita com a decisão do Juiz.

Como é a vida de um promotor?

Como representante do Ministério Público, a rotina do promotor será oferecer denúncia em casos penais e, se necessário, atuar na acusação do réu no Tribunal do Júri. Ainda, acompanhará demandas em que é exigida a sua atuação para a fiscalização da lei e da ordem jurídica.

Quantas horas trabalha um promotor de justiça?

3) Jornada diferenciada: A jornada oficial de trabalho de um promotor é de cinco horas por dia, de segunda a sexta.

Quanto tempo o Ministério Público tem para se manifestar?

169, inc. XIII, há a previsão de manifestação do Ministério Público no prazo de 15 dias, quando não houver prazo específico.

Quando o Ministério Público perder o prazo para o oferecimento da denúncia?

5 dias
O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art.

Quem tem direito a prazo em dobro no novo CPC?

Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

Quando o MP não tem prazo em dobro?

O Ministério Público não tem prazo em dobro quando quer a subida de recurso especial sobre processo criminal, pois esse benefício legal vale apenas quanto à atuação nos processos de natureza civil. … Marco Aurélio afirmou que MPtem benefício em questões da esfera cível.