Qual o significado da palavra Antígona?
Significado de Antígona substantivo feminino [Mitologia] Segundo as tragédias escritas por Sófocles, uma das quatro filhas de Édipo, fruto da relação deste com sua própria mãe Jocasta, após seu regresso à Tebas, Antígona foi enterrada viva, numa caverna subterrânea.
Qual a história de Antígona?
Antígona é uma tragedia grega escrita por Sófocles composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três que fala sobre a cidade de Tebas, uma cidade estado grega, antiga aliada de Esparta. Diversos Reis mitológicos governaram Tebas dentre eles: Édipo, Polinice, Eteocles e Creonte.
Quem foi Antígona na mitologia grega?
Antígona era filha do rei Édipo, nobre que sem saber matou o pai, casou-se com a mãe, com quem teve quatro filhos, e, ao descobrir a verdade, cegou-se; enquanto sua mulher Jocasta se matou.
Quem é o autor de Antígona?
SófoclesAntígona / AutorSófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Wikipédia
Como escrever quanto?
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Qual foi o crime que Antígona cometeu?
Todavia, Antígona considera dever sagrado, imposto pelos deuses e leis não escritas, dar sepultura ao morto, em especial em se tratando de parente próximo. Viola a ordem do rei, espalha sobre o corpo de Polinices uma fina camada de pó, em gesto ritual suficiente para satisfazer a obrigação religiosa.
Qual o dilema de Antígona?
Por seu turno, Antígona traz outro conflito chave – não mais entre a pessoa e sua família, mas sim entre a família e a sociedade. Na última parte da trilogia tebana é retratado o dilema fundamental do Direito, que permanece essencialmente o mesmo desde a Grécia Antiga até os dias de hoje.
Como morre Antígona?
Apaixonado, Hemon se casou com Antígona em segredo e fugiu com ela, mas a obstinação de seu pai, Creonte, era tamanha que ele, Hemon, acabou tendo de cumprir a sentença, matando Antígona e depois a si mesmo.
O quê Polinices fez?
Polinices, lutando para herdar o poder que havia sido do seu pai, avançou contra Tebas, ao lado dos argivos (Soldados de Argos, antiga cidade do Peloponeso, na Grécia, que estava em guerra com Tebas, “por umas miseráveis escavações de argila e cobre)”, contrariando o seu tio Creonte e o enfurecendo.
Quanto Ou quanto?
advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas. Denota a maneira de; como: ela nunca soube de quanto ele adorava seus filhos. Denota concordância ou correspondência com; de acordo com.
Como usar o quanto?
Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?
Quais foram os dois crimes cometidos por Édipo?
A lenda grega do rei Édipo, fadado pelo destino a matar seu pai e a desposar sua mãe, que fez todo o possível para escapar à decisão do oráculo e puniu- se a si próprio cegando-se, ao saber que, apesar de tudo, havia, sem querer, cometido ambos os crimes.
Em que sentido Antígona apela para uma lei natural?
“A tragédia Antígone discute o conflito entre o Direito Natural – o Direito considerado ‘pelos antigos como sendo de origem divina e aceito ipso facto como costumeiro ou consuetudinário – e o Direito que toma forma jurídica nas leis estabelecidas pelo governante, tradicionalmente denominado Direito Positivo(…).
Qual a característica fundamental do argumento proposto por Sófocles na tragédia Antígona?
Em suas obras, Sófocles propõe uma discussão política onde os meios para a obtenção de justiça seriam através da construção da subjetividade do direito. A busca pelo justo para Creonte e Antígona representou a negação do posicionamento um do outro e culminou a tragédia.
Comentários