O que é a tendência progressista libertária?

Qual o objetivo da tendência libertária?

2.2) Libertária – Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

Quando surgiu a tendência progressista libertária?

“A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Quem criou a tendência progressista libertária?

Maurício Tragtenberg
Esta tendência tem por influência os estudos de crítica das instituições em favor de um projeto autogestionário, desenvolvidos por Maurício Tragtenberg (1929-1998) mesmo não sendo um trabalho voltado diretamente à pedagogia.

Como surgiu a tendência libertária?

A Pedagogia Libertária do início do século XX está centrada no pensamento do educador Francisco Ferrer y Guardia (1889-1909). Os anarquistas tinham em seus projetos se educar libertariamente. Para tanto fundaram escolas dentro dos métodos da Escola Moderna de Francisco Ferrer (Espanha).

Qual o papel da escola na tendência libertária?

A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. Os alunos são estimulados se dividirem em grupos de discussões. … Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.

Qual o papel do aluno na pedagogia libertária?

Cabe a ele: ajudar o grupo a desenvolver-se, auxiliando no desenvolvimento de um clima grupal em que seja possível aprender e superar os obstáculos para aprender que estão enraizados no indivíduo e no grupo, ajudar o coletivo a descobrir e utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação observação e feedback, liberar …

Quando surgiu a teoria progressista?

Formulação de inspiração marxista que influenciou diversos pedagogos brasileiros em fins de 1970. Foi proposta pelo educador francês Georges Snyders em pelo menos quatro de suas obras: Pedagogia progressista, Para onde vão as pedagogias não-diretivas? , Alegria na escola e Alunos felizes . …

Quando surgiu a tendência pedagógica Histórico-crítica?

A Pedagogia HistóricoCrítica surgiu no final da década de 1970, com Dermeval Saviani. Trata-se de uma proposta que tem a intenção de superar tanto as teorias não-críticas, como as crítico-reprodutivistas.

Qual é a tendência pedagógica de Paulo Freire?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Qual a diferença entre tendência libertadora e libertária?

Conforme Libâneo, a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, diferentemente da libertadora e libertária, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

O que é educação libertária?

A pedagogia libertária é uma tradição de crítica e reimaginação dos modelos educacionais que fundamentam as dinâmicas formais e informais de formação humana na sociedade.

Qual o papel da escola na pedagogia tradicional?

Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.

Quais são os pressupostos de aprendizagem Segundo a pedagogia libertária?

A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.

O que é teoria progressistas?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.