Quando e como surgiu a febre amarela?
A doença teve origem em África, de onde se espalhou para a América do Sul através do comércio de escravos no século XVII. Desde então que têm ocorrido vários surtos da doença na América, em África e na Europa. Nos séculos século XVIII e século XIX, a febre amarela era uma das mais perigosas doenças infeciosas.
Quem descobriu a febre amarela no mundo?
O primeiro relato internacional que contestava a idéia de febre amarela como doença contagiosa foi feito por um médico da Ilha de Cuba, Juan Carlos Finlay , em 1881.
Quando começou e terminou a febre amarela?
A febre amarela foi o maior problema de saúde pública do país desde meados do século 19 até quase meados do século 20.
Quando foi a primeira epidemia de febre amarela no Brasil?
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Por que a febre amarela tem esse nome?
A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda. O nome “amarela” refere-se à icterícia que afeta alguns pacientes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a febre amarela é endêmica em 47 países (34 da África e 13 da América Central e do Sul).
Como era transmitida a febre amarela?
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus, que vivem em matas e vegetações. Quando o mosquito infectado pica um macaco, o mesmo adoece e torna-se uma fonte de transmissão do vírus para outros mosquitos.
Quem comprovou que a febre amarela não era infecciosa?
foi que, enquanto a comissão do exército norte-americano em Cuba apenas comprovou a transmissão da doença através do mosquito, Lutz demonstrou a não contagiosidade da febre amarela através do vômito, fezes e roupas usadas pelos doentes.”
Quando foi descoberta a cura da febre amarela?
Apesar de tanta briga, os resultados da campanha de Oswaldo Cruz são incontestáveis: em 1903, a febre amarela causou a morte de 469 pessoas. Um ano depois, os números caíram para 39 óbitos, segundo informações do Acervo Estadão. Em 1907, a doença estava oficialmente erradicada do Rio de Janeiro.
Quando acabou a febre amarela?
A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil nos anos 40. Embora exista o risco de reurbanização da doença, até o momento, nenhum caso urbano, de transmissão pelo Aedes Aegypti foi identificado.
Em que ano foi criada a vacina contra febre amarela?
A vacina surgiu em 1937 e está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos necessários mais eficazes e seguros em um sistema de saúde.
Quando a vacina da febre amarela chegou ao Brasil?
Essa vacina, produzida no Brasil desde 1937, primeiramente pelo Instituto Oswaldo Cruz e, posteriormente, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, é constituída por vírus atenua- dos derivados de uma amostra africana do vírus amarílico selvagem, denominada Asibi.
Qual foi a pior epidemia do mundo?
Quando se fala em quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou um terço da população européia (estimada em 75 milhões de pessoas).
Qual é o nome do vírus da febre amarela?
A febre amarela (FA) silvestre é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade.
Qual é o nome científico do vírus da febre amarela?
O Vírus da febre amarela é o principal exemplo da família dos flavivírus, e o responsável por seu nome (flavus é amarelo em latim)….Vírus da febre amarela.
Grupo: | Grupo IV ((+)ssRNA) |
---|---|
Família: | Flaviviridae |
Género: | Flavivirus |
Espécie: | Vírus da Febre Amarela |
Comentários