Quem foi Patativa do Assaré poema?

Quem foi Patativa do Assaré poema?

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, 5 de março de 1909 — Assaré, 8 de julho de 2002), foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Estátua de Patativa no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Qual a importância de Patativa do Assaré?

A poesia de Patativa inspirou não apenas escritores, mas também músicos, sobretudo os cantadores do nordeste, contribuindo assim imensamente para a música popular brasileira. A característica principal de seu trabalho é a oralidade: o poeta transferia a palavra para o papel tal qual ela era falada pelo homem simples.

Porque o apelido Patativa do Assaré?

O apelido Patativa veio aos 20 anos numa comparação da poesia que fazia com a beleza do canto do pássaro que leva esse nome. Seu talento para recitar e escrever chamou a atenção de muita gente e foi assim que publicou o primeiro livro inspiração nordestina, em 1956.

Quem foi Patativa do Nordeste?

O poeta cearense morreu em 8 de julho de 2002, aos 93 anos, após uma parada cardíaca. Além de poeta, Patativa foi cantor, compositor e repentista. Filho de agricultores, perdeu a visão de um dos olhos ainda criança e só frequentou a escola durante quatro meses.

Qual a história do poeta Patativa do Assaré?

Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta.

Qual é o poema mais famoso de Patativa do Assaré?

Triste Partida

A linguagem poética projetou-se nacionalmente com o poema “Triste Partida”, em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga.

Qual o cordel mais famoso de Patativa do Assaré?

A linguagem poética projetou-se nacionalmente com o poema “Triste Partida”, em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga.

É certo afirmar que Patativa?

É certo afirmar que Patativa do Assaré utilizou uma variante incorreta, uma vez que ele não conseguiu cumprir com o papel fundamental de uma língua: a interação verbal.

Como era a vida do poeta Patativa do Assaré?

Ao aprender a ler e a escrever, apaixonou-se pelo universo da poesia. A partir daí, começou a fazer seus primeiros repentes e a se apresentar em festas locais. Recebeu o apelido de Patativa porque sua poesia era comparada à beleza do canto desta ave. Casou-se com Belinha, com quem teve nove filhos.

Quem escreveu Patativa do Assaré?

Antônio Gonçalves da Silva – seu nome de batismo – nasceu em 1909, no sítio Serra de Santana, uma pequena propriedade rural localizada no município de Assaré, no sul do Ceará, e morreu – já sem audição e totalmente cego – em 8 de julho de 2002, aos 93 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

O que é cordel de Patativa do Assaré?

SinopseCordel: Patativa do Assaré

Patativa do Assaré, uma voz do Nordeste, contém uma antologia de seus melhores poemas, selecionada, organizada e apresentada por Sylvie Debs, da Universidade Robert Schuman (Estrasburgo).

Qual é o cordel mais famoso do Nordeste?

ABC do Nordeste, de Patativa do Assaré

Como Patativa perdeu a visão?

Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) nasceu no sítio Serra de Santana, pequena propriedade rural no município de Assaré no Sul do Ceará. Foi o segundo dos cinco filhos dos agricultores Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Com seis anos, perdeu a visão do olho direito em consequência do sarampo.

Qual a obra mais famosa de Patativa do Assaré?

Projetou-se nacionalmente com o poema "Triste Partida" em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Quais os 5 principais cordelistas do Brasil?

Cordelistas brasileiros

  • Apolônio Alves dos Santos.
  • Cego Aderaldo.
  • Cuica de Santo Amaro.
  • Guaipuan Vieira.
  • Firmino Teixeira do Amaral.
  • João Ferreira de Lima.
  • João Martins de Athayde.
  • Manoel Monteiro.

Quem criou o cordel nordestino?

Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros

Foi o primeiro brasileiro a escrever cordéis. Produziu 240 obras que ficaram muito conhecidas pelo imaginário popular do Nordeste brasileiro e também pelo Brasil todo.

Como Patativa do Assaré adquiriu tanto conhecimento?

Com a idade de 12 anos, Patativa do Assaré frequentou uma escola e durante quatro meses aprendeu a ler e se apaixonou pela poesia. Com 13 anos começou a fazer pequenos versos. Com 16 anos comprou uma viola e logo começou a fazer repentes com os motes que lhe eram apresentados.

O que é cordel é um exemplo?

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.