O que é motivo presumido?

O que é motivo presumido?

adjetivo Que se baseia em suposição; pautado em hipóteses; pressuposto: o escândalo presumido não se efetivou. [Jurídico] Que se pode admitir como verdadeiro através das aparências ou de presunção. Que expressa um ponto de vista excessivamente bom acerca de si próprio.

Qual o regime do Lucro Presumido?

No regime de Lucro Presumido, a empresa não calcula o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) com base nos seus lucros reais apurados no período. Em vez disso, a Receita Federal estabelece uma presunção de lucro com base na atividade da empresa.

O que é presumido na contabilidade?

O Lucro Presumido é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro.

O que é o faturamento presumido?

No lucro presumido, o cálculo dos impostos é baseado em uma presunção de lucro, ou seja, a Receita Federal presume um percentual de lucro sobre a receita bruta da empresa e aplica as alíquotas sobre essa presunção. É um processo mais simples, pois não requer um cálculo detalhado com base no lucro líquido.

O que é uma pessoa presumido?

Significado de Presumida

Que se comporta com orgulho e vaidade; vaidoso, orgulhoso. [Jurídico] Tido como verdadeiro tendo em conta as aparências ou por presunção: crime presumido. substantivo feminino Quem pensa ser melhor que os demais ou quem se sente superior. Pessoa arrogante, orgulhosa.

Como funciona o presumido?

Lucro Presumido é um regime de tributação em que a apuração dos impostos é calculada sobre a receita da empresa. Portanto, é uma estimativa do lucro que define o quanto deve ser pago. O cálculo é feito a partir de um percentual chamado de margem de presunção, que é definido pela legislação conforme a atividade.

Qual a diferença do Simples para o Lucro Presumido?

Essa é uma das diferenças mais relevantes. Para se encaixar na categoria Lucro Presumido, a empresa deve ter uma receita bruta anual de R$ 78 milhões. Já no Simples Nacional, como vimos, os limites são bem mais baixos: o limite de faturamento para se enquadrar no Simples Nacional é de 4,8 milhões anual.

Quais são os 4 regimes tributários do Brasil?

No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.

O que é uma empresa presumido?

No Lucro Presumido, cada imposto é calculado e declarado individualmente. O IRPJ e CSLL são tributos fixos e devem ser pagos a cada três meses. Cada imposto é calculado utilizando como base uma alíquota sobre o faturamento bruto em cima da presunção do lucro dentro do período analisado.

Qual o limite do presumido?

Qual o limite para o lucro presumido? Uma das regras para se aderir ao Lucro Presumido é que a empresa tenha um faturamento máximo de até R$ 78 milhões ao ano.

Faz presumir sinônimo?

Tirar conclusão antecipada: 1 acreditar, pensar, achar, antever, calcular, conjecturar, considerar, crer, entender, imaginar, julgar, pressupor, prever, supor, suspeitar.

O que quer dizer a palavra arrogante?

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

Quais os impostos do presumido?

Impostos do Lucro Presumido

Lucro Presumido – Serviços
Tributos Federais Alíquotas Alíquota
IRPJ 4,80% 2 a 5%
CSLL 2,88%
COFINS 3%

Porque o Lucro Presumido é melhor?

Vantagens do Lucro Presumido

A principal vantagem desse regime está no fato dele cobrar os impostos em cima de uma presunção do faturamento e não do lucro real. Portanto, é um regime muito indicado para empresas de pequeno e médio porte que tenham margens de lucros acima da presunção.

Porque o Lucro Presumido é mais vantajoso?

Normalmente, o Lucro Presumido é vantajoso para empresas que tenham margens de lucro acima da presunção. Dessa forma, é possível pagar menos impostos. A melhor maneira de descobrir se o regime é mesmo o ideal para o seu negócio é contar com o auxílio de um contador.

Qual é o melhor regime de tributação?

Podemos dizer que o Simples Nacional é o regime tributário mais vantajoso para as empresas que conseguem se enquadrar nele. Isso porque o modelo garante alíquotas menores e também simplifica a agenda tributária do empreendedor.

Quais os 3 principais tipos de regimes tributários?

Os três regimes tributários no Brasil

São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor.

Qual a diferença do Lucro Presumido?

O lucro presumido é um regime de tributação em que a cobrança de impostos é feita com base na estimativa de retorno do negócio. As margens de ganho e a tributação são estabelecidas conforme o tipo de operação da empresa. Os impostos dessa modalidade são: Imposto Sobre Serviços (ISS);