Tem crase em Responda as questões?

Tem crase em Responda as questões?

Tem mais depois da publicidade 😉 Respondemos os exercícios ao professor. Havendo apenas um complemento, como ocorreu no exemplo primeiro, ele sempre irá se classificar com transitivo indireto: responder às questões.

Tem crase antes de responder?

A confusão vem do fato de “responder” ser neste caso um verbo transitivo direto e indireto: “Estou respondendo ao leitor (transitivo indireto) que a crase é necessária (transitivo direto)”. (Note-se que responder pode ser intransitivo também, como na seguinte frase: “Chamei, mas ninguém respondeu”.

Como usar o verbo responder?

Responder como verbo transitivo direto e indireto

Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.

Quanto à questão tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Quem responde responde A?

Por mais que na linguagem coloquial seja usado sem a preposição "a", o uso gramatical correto requer o uso: Exemplo: Respondeu ao professor. Respondeu à mãe.

Qual A regência do verbo responder?

Em se tratando da regência do verbo responder, ele se classifica como transitivo indireto e como bitransitivo, obedecendo a algumas particularidades.

Quando usar a crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quem responde responde a?

Por mais que na linguagem coloquial seja usado sem a preposição "a", o uso gramatical correto requer o uso: Exemplo: Respondeu ao professor. Respondeu à mãe.

Quem responde responde a algo ou algo?

A forma correta é: respondeu ao exercício ou respondeu ao professor. Com apenas um complemento, o verbo responder é transitivo indireto, exigindo a preposição a, quer se refira a pessoas, quer se refira a coisas.

Qual é o certo respondi ou responde?

responder

eu respondi
tu respondeste
ele, ela, você respondeu
nós respondemos
vós respondestes

E respondi ou responde?

responder

eu respondi
tu respondeste
ele, ela, você respondeu
nós respondemos
vós respondestes

Sou eu quem responde ou responde?

A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos."

Como se dá a regência verbal na frase?

Como ocorre a regência verbal? Uma vez que a regência verbal estabelece a relação de subordinação entre um verbo e seus complementos, o verbo então pode ocorrer de duas formas. Quando ele precisa de complemento e se liga a esse complemento por meio de preposição, é chamado de verbo transitivo indireto.

Como descobrir se há crase?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Como saber se tem crase em uma frase?

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Qual é o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.

Qual é o verbo de responde?

responder (verbo) –

Como identificar a regência?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.