Qual é a regra geral para o uso da crase?

Qual é a regra geral para o uso da crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Qual é a opção que preenche corretamente as lacunas O gerente Dirigiu-se ___ sua sala e Pôs-se ___ falar ___ todas as pessoas convocadas?

Questão 1. (Banco do Brasil) Opção que preenche corretamente as lacunas: O gerente dirigiu-se ___ sua sala e pôs-se ___ falar ___ todas as pessoas convocadas. Alternativa c: à – a – a.

O que é uma crase facultativa?

O termo facultativo refere-se àquilo que não é obrigatório, ou seja, quando é optativo, que pode ou não ser feito ou utilizado, sendo assim, a crase facultativa ocorre quando o uso do acento grave pode ser subtraído, dependendo apenas da escolha de quem está escrevendo.

Quando se usa a crase exemplos?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando o AS tem crase?

A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, …

Como usar as e as?

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.

Como se escreve a todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Em qual alternativa o uso da crase está correto chegamos a pé ao tribunal?

A forma correta de escrita da locução é a pé, sem acento indicador de crase.

Onde a crase é obrigatória?

Obrigatória sempre que tiver artigo “a” antecedendo palavra feminina. – Quando houver locução adverbial de tempo, modo e lugar. – Na presença de locução prepositiva “de”. – Na presença de locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.

Onde a crase é proibida?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Quando se usa as ou as?

Às ou ás

  1. As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. …
  2. Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
  3. Ás, com acento agudo, é um substantivo masculino. …
  4. Na indicação de horas exatas:
  5. Na indicação de um lugar para onde se vai:

Qual é o sinal de crase?

Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”. O primeiro a é preposição; o segundo pode ser: 1) artigo definido (a/as):

Quando se usa o AS?

Em termos gerais, recomenda-se utilizar crase antes das locuções femininas, sejam essas prepositivas (à espera de…), conjuntivas (à proporção que, à medida que…) ou adverbiais (às vezes, à noite…). Assim sendo, integrando essas últimas está a indicação de horas, representadas por: Saímos às 20h. Chegamos às 2h.

Pode usar crase no AS?

Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.

O que significa ser um ás?

Além de se referir a uma carta do baralho, o substantivo masculino ás indica também uma pessoa que se destaca naquilo que faz. Assim, é sinônimo de craque, especialista, perito, fera e bicho, entre outros.

Qual é o plural da palavra ás?

Plural: ases. Origem etimológica:latim as, assis, moeda romana. Plural: ases. Confrontar: as, às, az.

É correto falar a todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada.

Qual é o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.