O que é retórica aristotélica?
Para Aristóteles a função da retórica não era a de “somente persuadir, mas ver o que cada caso comporta de persuasivo” (Retórica, I, 2, 135 a-b)14. Nesse sentido a retórica é a arte de procurar, em qualquer situação, o meio de persuasão disponível.
Qual é o conceito de retórica?
A retórica é a arte de falar bem. Ela é fundamental para constituir-se um discurso convincente e para estabelecer qualquer base filosófica racional. A retórica pode ser utilizada como instrumento de manipulação da opinião. A retórica é, basicamente, a arte de falar bem.
Quais são os três tipos de retórica?
Aristóteles, na obra Arte Retórica, pretendeu apresentar uma techné, a qual visava examinar o que era persuasivo para vários tipos de indivíduos, pois, a retórica é a faculdade de considerar o que pode ser apropriado para persuadir. Podem ser identificadas três categorias principais: O logos, o Ethos e o Páthos.
O que é estudo de retórica?
Portanto, a retórica é o estudo e o ensinamento de um modo de falar bem, com eloquência, articulando as palavras de modo a convencer o interlocutor.
Quando Aristóteles escreveu a retórica?
A Retórica (em grego clássico: Τέχνη ῥητορική; romaniz.:Téchnē rhētorikḗ) é um tratado do Século IV a.C. escrito por de Aristóteles sobre a arte da retórica.
Qual é o objetivo da retórica?
A retórica é a arte do convencimento, da eloquência e do bom uso da palavra. Parte fundamental de qualquer texto, ela consiste, basicamente, em persuadir seu interlocutor a fazer algo que você gostaria que ele fizesse.
O que é retórica na filosofia?
Defende-se que a retórica, a partir da definição aristotélica, é também uma capacidade de contemplar as crenças admitidas por um grupo e, nesse sentido, não se reduz à oratória, mas estende-se ao campo da reflexão filosófica; a retórica está anexada à dialética – segundo o sentido que se adota para a metáfora …
O que é a retórica para Sócrates?
A retórica é a contrapartida da dialética; pois ambas dizem respeito a questões que, de certo modo, fazem parte do conhecimento de todos os homens, não estando confinadas a nenhuma ciência em particular.
Quem criou a retórica?
Górgias
A retórica nasceu no século V a.C., na Sicília, e foi introduzida em Atenas pelo sofista Górgias, desenvolvendo-se nos círculos políticos e judiciais da Grécia antiga.
Quem é considerado o pai da retórica?
Aristóteles (384–322 a.C.) desenvolveu um tratado alargado sobre a retórica, que ainda é alvo de estudo cuidadoso.
Porque Sócrates critica a retórica?
Sócrates critica a retórica ao sinalizar para duas condições necessárias (a aquisição da verdade para falar e a retórica como necessária à arte de persuadir), embora nenhuma delas seja suficiente.
Qual era a lógica da retórica para Aristóteles?
A importância da retórica na interpretação de Aristóteles consiste na capacidade de persuadir o ouvinte, fazendo com que ele formule um juízo sobre a situação que a ele se apresenta. Neste sentido, a retórica esteve e estará sempre ligada a política e a ética, tendo as suas bases fincadas na psicologia e na lógica.
O que é a retórica de Sócrates?
A retórica é a contrapartida da dialética; pois ambas dizem respeito a questões que, de certo modo, fazem parte do conhecimento de todos os homens, não estando confinadas a nenhuma ciência em particular.
Qual foi a principal teoria de Aristóteles?
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
Quais são os três princípios básicos da lógica aristotélica?
1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.
Qual é a frase mais famosa de Aristóteles?
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”
Como funciona a lógica aristotélica?
A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.
O que defendia o filósofo Aristóteles?
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
Comentários