Qual a visão de Ricardo Antunes sobre o trabalho?
Ele deixa claramente a classe trabalhadora de lado, porque para ele a classe trabalhadora é força de trabalho; a força de trabalho é mercadoria; o papel da classe trabalhadora tem sido lutar para valorizar o preço da sua força de trabalho; então é uma luta burguesa; então a classe trabalhadora está impossibilitada de …
Como Ricardo Antunes define o novo proletariado brasileiro?
Ricardo Antunes: Aqui a classe trabalhadora, além de trabalhar longas jornadas de trabalho, é paga abaixo dos níveis necessários para sobrevivência. Isso é o que a caracteriza. O que nós estamos vendo, nos últimos quarenta ou cinquenta anos, é uma explosão do setor de serviços.
O que significa o privilégio da Servidao?
O privilégio da servidão dá continuidade à nossa pesquisa bus- cando compreender a nova morfologia do trabalho. procurando assim contraditar o núcleo conceituai dessas proposituras. oferecendo uma melhor intelecção dessa problemática, objetivando uma com- preensão efetiva de quem é a classe trabalhadora hoje.
O quê Antunes 2018 afirma sobre a escravidão Digital?
Ricardo Antunes: “A expansão do trabalho uberizado nos levará à escravidão digital” “A crise pandêmica que estamos vivendo por conta do coronavírus é uma “expressão” do sistema antissocial do capital, diz Ricardo Antunes à IHU On-Line.
O que é a Mais-valia absoluta?
Mais-Valia Absoluta: nesse caso, o operário realiza o trabalho em determinado tempo que, se fosse calculado em valor monetário, resultaria na desigualdade entre o trabalho e o salário. Ou seja, o lucro surge com a intensificação do trabalho pelo aumento de horas na jornada laboral.
O que é trabalho análogo à escravidão no Brasil?
Na legislação brasileira, o artigo 149 do Código Penal prevê os elementos que caracterizam a redução de um ser humano à condição análoga à de escravo. São eles: a submissão a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas, a sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador.
Quem inventou o termo proletariado?
A origem da palavra "proletariado" remonta à Roma Antiga, o rei Sérvio Túlio (século VI a.C.) usou o termo proletários (proletarii) para descrever os cidadãos de classe mais baixa, que não tinham propriedades e cuja única utilidade para o Estado era gerar proles (prole) para engrossar as fileiras dos exércitos do …
Qual o papel do proletariado na teoria marxista?
O proletariado é a "antítese pura" da sociedade vigente, que por sua vez é "a completa perda do homem e, portanto, só pode ganhar a si mesma através de uma completa reconquista do homem" (Marx & Engels, 1843. (1843).
O que significa sujeito a servidão?
Condição de quem se sujeita, de quem se submete sem hesitar; submissão.
O quê Antunes 2018?
Antunes (2018), busca entender como a classe trabalhadora no país tem se ajustado nos últimos anos, onde é necessário compreender se o proletariado tem se voltado para a classe média, para a indústria, ou se há uma nova configuração.
Qual é o futuro do trabalho na era digital Antunes?
Ricardo Antunes ressalta que as principais características do novo mundo do trabalho (digitalizado e inserido no setor de serviços) é de precarização total, flexibilização total, disponibilidade total e encobrimento da modalidade de trabalho pela prestação de serviços.
O que é escravo Digital?
O CEO do grupo espanhol Telefónica, José María Álvarez-Pallete, diz que escravidão digital acontece quando há exploração de dados pessoais sem consentimento ou consciência dos usuários. E defende regulação para evitar este mal.
Qual a teoria do mais-valia?
Teoria Marxista
De acordo com Marx, a mais valia refere-se ao processo da exploração da mão de obra assalariada. Segundo o autor, os trabalhadores não recebem o equivalente àquilo que produzem e todo o lucro obtido através da produção das mercadorias vai direto para o empregador, que se apropria do trabalho excedente.
Qual a lei da mais-valia?
Mais-valia é um conceito da teoria marxista usado para explicar o funcionamento do lucro no capitalismo. A teoria marxista entende que o capitalismo necessita de trabalhadores que produzam mais-valia. O trabalho exercido pelo proletariado é dividido em trabalho necessário e trabalho excedente.
Qual é a diferença entre trabalho escravo e trabalho análogo à escravidão?
Em resumo, o trabalho escravo é quando uma pessoa é submetida a uma condição em que ela é privada de todo e qualquer direito, seja civil, social ou trabalhista. Já o trabalho análogo à escravidão amplia essas definições, como por exemplo: o trabalho forçado por dívida e jornadas exaustivas de trabalho.
Quais as 4 modalidades que se enquadram em trabalho análogo à escravidão?
A escravidão nos dias de hoje inclui: trabalho forçado ou por dívida, condições degradantes, altas jornadas e agressões físicas e psicológicas. Ouça o texto abaixo!
Por que os pobres eram chamados de proletários?
A palavra proletariado é mais antiga do que parece. Remete à Roma Antiga, onde designava os cidadãos pobres, sem propriedades, cuja função para o Império Romano era gerar prole para abastecer o exército, ou seja, seu uso era negativo e pejorativo.
Quem era o proletariado para Marx?
A classe proletária é definida por Marx como aquela que trabalha, que vende sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa. Ao reconhecer sua situação de exploração, cabe ao proletariado, segundo Karl Marx., unir-se e lutar contra a burguesia .
Comentários