Qual diferença entre mediação e conciliação?

Qual diferença entre mediação e conciliação?

Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

Quais são as 4 formas de resolução de conflitos?

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

O que é uma audiência de conciliação e mediação?

Audiência de Conciliação ou Mediação é o ato no qual as partes se reúnem com um conciliador ou mediador para, juntos, acharem uma solução ou acordo que ponha fim ao conflito.

O que é processo de mediação?

A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.

Quando é indicado a conciliação?

A conciliação, envolvendo uma grande parte do direito, pode ser mais indicada quando existe a comunicação entre as partes mas sem a solução do problema.

Como funciona o processo de conciliação?

A Conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição mais ativa, porém neutra com relação ao conflito e imparcial.

Quais são as técnicas de mediação?

Muitas são as maneiras que o mediador pode se valer para estimular o diálogo, entre as técnicas mais usadas, destacam-se: Escuta ativa, perguntas abertas, estímulo à empatia, anotações, resumo, paráfrase – melhor compreensão, reformulação – aspecto positivo; Separar pessoas dos problemas, concentrar nos interesses e …

Como funciona a mediação de conflitos?

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito.

O que acontece quando não há acordo na mediação?

Logo, se uma das partes não cumprir o acordo, existem dois caminhos para resolver: as partes podem participar de uma nova audiência de mediação e fazer um novo acordo ou a parte prejudicada pelo não cumprimento poderá ingressar com ação de execução referente ao acordo firmado.

O que acontece quando não há acordo na audiência de conciliação?

Não havendo acordo, a audiência prossegue de imediato na sala das audiências, com a defesa oral ou escrita, com a decretação ou não de revelia, juntada de documentos, manifestação das partes, resolução de preliminares e incidentes, por ventura arguidos, depoimentos pessoais e testemunhais, quando necessários.

Quais são os tipos de conciliação?

Quais são os tipos de conciliações?

  • Conciliação Contábil. Periodicamente, todas as empresas precisam realizar a análise dos saldos de todas das suas contas contábeis. …
  • Conciliação Fiscal. …
  • Conciliação Bancária. …
  • Conciliação de Ativos.

Quais são as regras da conciliação?

Os princípios que regem a conciliação e a mediação

  • 1º – Independência do mediador e conciliador. …
  • 2º – Imparcialidade do mediador e conciliador. …
  • 3º – Autonomia da Vontade. …
  • Que regras procedimentais são essas?
  • 4º – Confidencialidade. …
  • 5º – Oralidade. …
  • 6º – Informalidade. …
  • 7º – Decisão Informada.

Como é feita a audiência de conciliação?

Trata-se de uma reunião na qual as partes se encontram com um conciliador ou mediador imparcial, com o intuito de buscar um acordo negociado que seja satisfatório para ambas as partes.

Quais são as 12 ferramentas da mediação?

  • 12 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO DE. CONFLITOS.
  • 12 Principais ferramentas de mediação de conflitos: . . Escuta ativa. Rapport. Caucus. Silêncio. Inversão de papéis. Recontextualização ou Parafraseamento. Validação de sentimentos. Audição de propostas implícitas. Afago – Reforço positivo. Brainstorming. Enfoque prospectivo.

Quais são as etapas do processo de mediação?

Fases da mediação

  1. Abertura: o mediador explica o processo. …
  2. Descrição do problema pelas partes. …
  3. Identificação das questões a debater e fixação do conteúdo das negociações. …
  4. Procurar opções/soluções. …
  5. Ponderar as opções e selecionar a solução mais viável/aceitável. …
  6. Fim da mediação.

Qual o próximo passo depois da audiência de conciliação?

Após a audiência de conciliação sem acordo, o processo pode prosseguir para uma fase de instrução, na qual serão apresentadas provas, depoimentos de testemunhas e argumentos legais. O juiz ou tribunal responsável pelo caso tomará uma decisão com base nas evidências e nos argumentos apresentados pelas partes.

O que acontece depois da audiência de mediação?

Alcançando as partes o acordo parcial ou total do litígio, será lavrado termo, contendo suas condições, que será encaminhado ao juiz da causa para homologação.

Quais são as formas de mediação?

Tipos de Mediação

  • Mediação facilitadora ou satisfativa. Esta é a mais conhecida e segue o modelo tradicional-linear de Harvard. …
  • Mediação transformativa – modelo transformativo de Bush e Folger. …
  • Mediação avaliativa. …
  • Mediação narrativa – modelo circular narrativo de Sara Cobb.