O que mudou na ortografia 2023?

O que mudou na ortografia 2023?

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. – Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. – O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.

Qual a nova regra da ortografia?

Resumo sobre o novo acordo ortográfico

Dentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.

Quais são as palavras que mudaram com a nova ortografia?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo… b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem…

O que mudou na nova ortografia?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Qual acento foi extinto?

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Qual é a regra das vogais iguais?

◦ Vogais iguais entre prefixo e segundo elemento

Se o prefixo terminar com vogal igual à que inicia o segundo elemento, há hífen separando. Ex.: anti-impacto, micro-ondas, mini-igreja, semi-industrial. Importante: O prefixo “co-” é uma exceção, não havendo hífen mesmo quando o segundo elemento iniciar com a letra O.

Qual foi a última reforma ortográfica?

Há 10 anos, em janeiro de 2009, o Novo Acordo Ortográfico do Português entrou em vigor no Brasil. Ele foi firmado entre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de unificar algumas regras e para facilitar a difusão internacional da língua portuguesa.

Quais palavras ficaram em desuso recentemente?

Confira agora 10 exemplos de palavras que caíram no esquecimento popular:

  1. 1 – Quiprocó Não faz ideia do que isso significa? …
  2. 2 – Chapoletada. …
  3. 3 – Fuzarca. …
  4. 4 – Chumbrega. …
  5. 5 – Sirigaita. …
  6. 6 – Supimpa. …
  7. 7 – Marmota. …
  8. 8 – Carraspana.

Quais acentos caíram?

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

Quando cocô perdeu o acento?

Diferença de coco, côco e cocô

“coco“, sem acento gráfico, corresponde ao fruto e é uma paroxítona terminada em O. Ela é pronunciada da mesma forma que “mato” e “aluno”, com a penúltima sílaba tônica. Ficou mais claro? Nesse caso, como a penúltima sílaba é a mais forte, não existe o acento em “côco”.

Como ficou o hífen na nova ortografia?

CONTINUAMOS A USAR O HÍFEN

Depois de “pós-, pré- e pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO. Depois de "pan-", "circum-", quando juntos de vogais. OBS. “Circunferência” – é junto, pois está diante da consoante “F”.

Porque voo não tem mais acento?

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Quais são as palavras que perderam o acento?

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Quais as palavras que mudaram?

Vocabulário de Mudança

Ortografia Antiga (1945) Ortografia Antiga (1943) Ortografia Nova
abatómetro abatômetro abatômetro, abatómetro
abdómen abdômen abdómen, abdômen
abiogénese abiogênese abiogênese, abiogénese
abjecção abjeção, abjecção abjeção, abjecção

Porque a palavra caju não tem acento?

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Quais palavras não tem mais hífen?

Após os prefixos que terminam com a mesma vogal que inicia o segundo elemento da palavra composta: micro-onda, anti-inflamatório etc. Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc.

Quais palavras ainda tem hífen?

O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”. Exemplo: anti-herói, super-homem, inter-relação, pré-história, etc.

Tem acento jibóia?

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.