O que é práxis em Paulo Freire?
assinala que Freire compreende práxis como uma estreita relação estabelecida “entre um modo de interpretar a realidade e a vida e a consequente prática que decorre desta compreensão levando a uma ação transformadora” (p. 325).
O que é a práxis na educação?
A práxis pedagógica, entendida aqui como um processo de transformação do profissional através do complexo e interdependente diálogo entre teoria, prática e reflexão, torna-se base para o entendimento da construção do professor reflexivo, aquele que integra a teoria e a prática em um processo permanente de …
O que é o conceito de práxis?
Práxis é um conceito filosófico da atividade teórico-prática do ser humano em todas as áreas da sociedade. Entendida como categoria filosófica, a tensão dialética que se estabelece entre seus pares contraditórios – teoria&prática – permite depreender e compreender a dinâmica do ambiente.
O que significa práxis pedagógica na perspectiva freiriana?
Nessa perspectiva, o ato pedagógico é compreendido como práxis, em que teoria e prática se unem na ação ativa e libertadora, sempre mediada pela dialogicidade como método e pela horizontalidade como ontologia.
O que é práxis pedagógica exemplo?
RESUMO: a práxis pedagógica pressupõe um educar que contribua para que os atores abrangidos como educadores e alunos transformem suas vivências num processo permanente de aprendizagem. De tal modo, ensinar e aprender são facetas do mesmo processo, demandando uma flexibilidade, tanto pessoais quanto de grupo.
Por que a práxis é importante para a sala de aula?
É fundamental que o professor reflita sobre sua ação docente em sala de aula. A práxis é essa ação reflexiva que se dá através de um processo de ação-reflexão-ação. Quando o professor consegue estabelecer essa relação no seu cotidiano, ele aprimora sua metodologia e sua didática.
O que é a teoria de práxis?
O conceito de 'práxis' fundamenta a concepção marxista sobre o processo de conhecimento onde "A práxis do homem não é atividade prática contraposta à teoria; é determinação da existência humana como elaboração da realidade" (Kosik, 1976, p. 202, grifo no original).
O que é a teoria da práxis?
O conceito de 'práxis' fundamenta a concepção marxista sobre o processo de conhecimento onde "A práxis do homem não é atividade prática contraposta à teoria; é determinação da existência humana como elaboração da realidade" (Kosik, 1976, p. 202, grifo no original).
Quais as características da práxis pedagógica?
Ela tem o objetivo de garantir o conhecimento, por meio de projetos pedagógicos e métodos desenvolvidos pela Escola e o Professor. Já a ação é vista como uma característica inerente do ser, sendo fundamental para o processo reflexivo da prática, estando ligada a subjetividade do professor.
Qual a diferença entre práxis pedagógica e prática pedagógica?
a) As práticas pedagógicas organizam-se em torno de intencionalidades previamente estabelecidas, e tais intencionalidades serão perseguidas ao longo do processo didático, de formas e meios variados. Na práxis, a intencionalidade rege os processos.
Qual a função da práxis?
Práxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar as ações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar, dançar, etc.
Quem criou o conceito de práxis?
O conceito de práxis é muito anterior à filosofia marxista, com raízes no pensamento de Aristóteles, mas foi por intermédio do pensador alemão Karl Marx que tal conceito, progressivamente, se aprofundou, passando a ser o elemento central do materialismo histórico.
Qual a importância da práxis?
A IMPORTÂNCIA DA PRÁXIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Sendo a práxis uma síntese dialética entre teoria e prática que refuta idealismos e ilusões, a filosofia vem contribuir conduzindo a ação educativa através da reflexão contínua.
Comentários