O que é o amor para Platão?

O que é o amor para Platão?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.

Quais os tipos de amor segundo Platão?

Ágape

Ágape é o amor universal, que pode consistir no amor a estranhos, natureza ou Deus. Ludus é um amor brincalhão e descomprometido, que é focado por diversão e, às vezes, como uma conquista sem amarras. Pragma é o tipo de amor que se baseia no dever e na razão e nos interesses de longo prazo.

O que é o amor para Sócrates?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.

Em que consiste o amor platônico?

Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia. O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.

O que é o amor para Nietzsche?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.

O que é o amor para Shakespeare?

“De almas sinceras a união sincera Nada há que impeça: amor não é amor Se quando encontra obstáculos se altera, Ou se vacila ao mínimo temor.

Quais são 3 tipos de amor?

A língua grega detém as três principais acepções do Amor: Eros, Fília e Ágape. Comumente, relacionamos o primeiro ao amor sexual; o segundo à amizade e o último a um amor espiritual.

Quais são os 3 primeiros amores?

A teoria dos 3 amores

  • O primeiro amor. O primeiro amor, jovem e imaturo. …
  • O segundo amor. O segundo amor, o que te ensina exatamente o que NÃO é amor, você percebe que amor de verdade não dói e em hipótese alguma, te faz abrir mão do seu amor próprio. …
  • O terceiro amor. …
  • Em que fase você está?

O que Aristóteles fala sobre o amor?

Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz. Temos também, como terceira definição, o amor Ágape.

Qual é a diferença entre amor é amor platônico?

Embora essas emoções não tenham de ser necessariamente sexuais, existe um elemento sexual e uma intimidade física que não costumam estar presentes em nenhum outro tipo de amor. Já o platónico envolve profunda afeição, mas nenhuma atração romântica ou sexual.

Como Platão interpreta o amor no diálogo o banquete?

O Amor deve dirigir a vida de todos os homens que quiserem vivê-la nobremente; é também responsável por algo que nem a riqueza, nem as honras nem a estirpe pode incutir tão bem: “A vergonha do que é feio e apreço ao que é belo”.

O que é o amor para Schopenhauer?

Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental.

O que é o amor para os filósofos?

O amor é formado por uma única alma habitando em dois corpos. Aristóteles. Para um dos maiores filósofos gregos, o verdadeiro amor significa que duas pessoas têm uma conexão única, como se fossem um só.

Qual é a frase mais famosa de Shakespeare?

Frases de William Shakespeare

  • “Ser ou não ser, eis a questão.” (Hamlet)
  • “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia.” (Hamlet)
  • “O mal que um homem faz vive após ele. …
  • “Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez.” (Júlio César)

O que se entende por amor?

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

O que é a teoria dos 3 amores?

Todos podemos escolher ficar com nosso primeiro amor, aquele que parece bom e vai fazer todo mundo feliz. Ou podemos escolher ficar com nosso segundo amor sob a crença de que se não tivermos de lutar por ele, então não vale a pena ter. Ou podemos escolher acreditar no terceiro amor.

O que é o amor para Aristóteles?

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.

Qual filósofo fala sobre o amor?

Platão: quando o amor chega, o melhor de nós vem à superfície. Ao toque do amor, todas as pessoas se tornam poetas. Platão. O amor nos transforma, nos dá novas forças.