O que precisa para fazer a devolução de um produto?

O que precisa para fazer a devolução de um produto?

Em qualquer uma das situações, é preciso apresentar a nota fiscal para fazer a troca ou a devolução. Se o cliente não mostrar o documento, sua empresa fica desobrigada de realizar o procedimento.

Como é feito o processo de devolução de mercadoria?

A devolução de mercadoria e a sua troca são direitos do cliente garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor. O artigo 18 estabelece que o fornecedor é responsável por sanar defeitos encontrados em produtos, aceitá-los de volta ou substituí-los por outro em perfeitas condições.
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Quais são as 5 etapas do processo de devolução de produtos?

De forma geral processo compreende cinco etapas – receber, classificar, processar, analisar e dar suporte – que são comuns a quase todas as empresas, independentemente do tipo de indústria ou produto.

Como funciona a lei da devolução?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Qual papel usar para devolução de mercadoria?

A nota fiscal de devolução tem o papel de anular, seja totalmente, ou parcialmente, as operações de compra, incluindo os impostos cobrados pela transação.

Como devolver um produto por arrependimento?

Para exercer o direito de arrependimento, o consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor. Se entregar carta, protocole uma via. Se optar pelo correio, envie com aviso de recebimento. Se o contato for por telefone, anote o número do protocolo e o nome do funcionário que fizer o atendimento.

O que fazer quando o cliente quer devolver o produto?

Durante os 7 dias que o cliente tem para fazer a devolução do que comprou e receber o dinheiro de volta, é preciso comunicar a empresa que vendeu o item e devolver o produto. Esse processo pode ser feito de algumas formas. O consumidor pode ir até a loja e fazer a devolução ou enviar o item pelo correio.

Pode devolver o produto por arrependimento?

Se você se arrepender da aquisição por não gostar da cor, modelo ou tamanho do produto, pode fazer a devolução de acordo com as diretrizes do art. 49 do CDC. Vale lembrar que o prazo é de 7 dias e o produto não pode apresentar vício ou avarias causadas por mau uso.

Como dar entrada em uma nota de devolução?

O transportador ou o destinatário que não aceitou receber a mercadoria deve escrever, no verso do DANFE, o motivo da devolução, inserir a data e assinar. Depois, a NF de origem será utilizada para que o emissor faça a NF-e de devolução.

Como embalar um pedido para devolução?

Você deve embalar o produto a ser devolvido com segurança e em sua embalagem original. Recomendamos que utilize caixa de papelão e enrole o produto com plástico-bolha, assim, ele fica menos suscetível a danos. Se a embalagem original estiver danificada, você pode utilizar uma outra embalagem como pacote de devolução.

Quem emite a nota fiscal de devolução?

É responsabilidade do fornecedor ou vendedor emitir a nota fiscal de devolução para registrar a devolução dos produtos pelo cliente. Entretanto, existe a possibilidade do destinatário (cliente) emitir o documento, caso tenha sido emitido para um CNPJ.

Como funciona devolução em loja física?

No entanto, em caso de vícios ou defeitos, o consumidor pode cancelar a compra mesmo que seja realizada em loja física. Diante disso, a loja tem um prazo de 30 dias para realizar as soluções e devolver o produto para o cliente em perfeitas condições.

É possível devolver um produto comprado na loja?

Não é possível devolver. Porém, muitas lojas dão a possibilidade de TROCAR o produto por um outro, porém esta é uma política interna da loja, ou seja, não é a regra geral.

Quando o cliente tem direito à devolução?

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro

Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.

Quem precisa emitir nota de devolução?

É responsabilidade do fornecedor ou vendedor emitir a nota fiscal de devolução para registrar a devolução dos produtos pelo cliente. Entretanto, existe a possibilidade do destinatário (cliente) emitir o documento, caso tenha sido emitido para um CNPJ.

Quais são os tipos de devolução?

Basicamente existe dois tipos de devoluções, que são, devoluções em vendas directas ao consumidor final e devoluções por erro de expedição. Devoluções em vendas directas ao consumidor final: é a devolução do produto vendido ao consumidor final.

Quanto custa para devolver um produto pelo correio?

Esse serviço permite que mercadorias e correspondências sejam devolvidas ao remetente sem custo para o destinatário. Dessa forma, você consegue realizar trocas e devoluções por desistência ou reparos com eficiência — e garantindo a satisfação do cliente.

Como embalar produto para devolução Correios?

Como embalar produto para devolução nos Correios

  1. Solicite que o cliente retorne o produto embalado na caixa original, se possível.
  2. Caso o comprador não tenha mais a embalagem original, solicite que ele coloque o produto em uma caixa comum e a envolva com papel pardo.