Como tratar um Tenente-coronel?

Qual pronome de tratamento para Tenente-coronel?

USADO PARA TRATAMENTO VOCATIVO
SENADOR Excelência Exmo. Sr.
TENENTECORONEL Senhoria Ilmo. Sr. Tenente Coronel
VEREADOR Excelência Exmo. Sr. Vereador
DEMAIS AUTORIDADES, OFICIAIS E PARTICULARES Senhoria Ilmo. Sr.

Como se dirigir a um tenente?

Para se dirigir a uma pessoa, fazendo-se referência a um oficial-general (ou maior autoridade), usa-se o tratamento na 3ª pessoa: Vossa Excelência (alterado pelo Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019). Ex: “Tenente, acompanhe o general até o gabinete”.

Como se trata um coronel?

2) É importante saber alguns cargos e respectivos pronomes de tratamento: arcebispo (Vossa Excelência); bispo (Vossa Excelência); cardeal (Vossa Eminência); comandante geral da Polícia Militar (Vossa Excelência); cônsul (Vossa Senhoria); coronel (Vossa Senhoria); deputado (Vossa Excelência); desembargador (Vossa …

Como se dirigir a um coronel da Polícia Militar?

Com relação ao uso do pronome de tratamento “Vossa Excelência”, segundo o Manual da Presidência da República, deverá ser usado para oficiais generais. O comandante geral da polícia militar é coronel, ou seja, não é oficial general, sendo utilizado “Vossa Senhoria” mesmo.

Qual o pronome de tratamento para militares?

Autoridades de Estado militares

Pronome de tratamento Abreviatura Usado para
Vossa Excelência V. Ex.a Oficiais generais (até coronéis)
Vossa Senhoria V. S.a Outras patentes militares

Como se referir ao comandante do Exército?

– Para se chamar um Oficial-General usa-se o vocativo. Ex: “Senhor General, o Comandante do Exército chegará às dez horas. – Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os Oficiais-Generais de “SENHOR”.

Quem é Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Como deve se dirigir a um rei?

Vossa Majestade – estilo reservado ao rei e à rainha. Vossa Alteza – príncipes e seus sucessores no reino; princesas; infantes e infantas; genros, noras, cunhados e cunhadas do rei.

Qual é a função de um coronel?

Ele é preparado ao longo da carreira para conceber estratégia e exercer atividades de chefia e direção. No Exército Brasileiro e na Aeronáutica, o coronel ocupa o posto mais elevado entre os chamados Oficiais Superiores, estando subordinado apenas aos Oficiais Generais.

Qual a função de um coronel do Exército?

O Coronel do Exército tem a função de auxiliar na preparação das companhias para a Defesa da Pátria, além de administrar as leis internas regidas pelo Estado-Maior dentro do Exército. Trata-se de um cargo fundamental e de grande relevância.

Qual o pronome de tratamento para comandante da Polícia Militar?

– Para se chamar um Oficial-General usa-se o vocativo. Ex: “Senhor General, o Comandante do Exército chegará às dez horas. – Nas relações correntes de serviço, admite-se tratar os Oficiais-Generais de “SENHOR”. Ex: “A que horas o senhor pretende iniciar a reunião”?

Como se referir a autoridades militares?

Autoridades Militares Vossa Excelência (V.

Como se apresentar para o comandante?

§ 2º Para falar, formalmente, ao Comandante, Diretor ou Chefe de Organização Militar, o tratamento é “Senhor Comandante”, “Senhor Diretor”, “Senhor Chefe”, conforme o caso; nas relações correntes de serviço, é admitido o tratamento de “Comandante”, ”Diretor” ou “Chefe”.

Como tratar autoridades?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.