O que causa a síndrome da cauda equina?

O que causa a síndrome da cauda equina?

A causa mais comum de síndrome da cauda equina é um disco com hérnia. A síndrome da cauda equina causa dor intensa na região lombar, problemas urinários (como incontinência) e perda de sensibilidade nas nádegas, na área genital, na bexiga e no reto.
Em cache

Tem cura a síndrome da cauda equina?

A Síndrome da Cauda Equina tem cura? O principal tratamento para a Síndrome da Cauda Equina é a intervenção cirúrgica. A recomendação é que o cirurgião da coluna faça a descompressão dos nervos em até 24h após as primeiras apresentações dos sintomas.
Em cache

Onde fica a cauda equina no corpo humano?

A cauda equina é uma estrutura existente na base da coluna, em que há um conjunto de raízes nervosas da região lombar e sacral, imerso em líquido cefalorraquidiano. De fato, essa estrutura representa a ligação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

Como saber se tenho cauda equina?

Quais são os sintomas da síndrome de cauda equina?

  1. Dor lombar localizada e intensa.
  2. Dor em ambas as pernas que começa nas nádegas e percorre a parte de trás das coxas.
  3. Entorpecimento na virilha ou área de “anestesia em sela”
  4. Comprometimento do intestino e bexiga.

Em cache

Qual o tratamento para síndrome da cauda equina?

Na grande maioria dos casos, o tratamento para a síndrome da cauda equina é cirúrgico. A intervenção deve ser feita 48 horas após o início dos sintomas, evitando, assim, danos permanentes, como paralisia das pernas, perda da função sexual, dentre outros problemas.

Quando começa a cauda equina?

A síndrome da cauda equina ocorre quando as raízes nervosas na extremidade caudal da medula são comprimidas ou danificadas, interrompendo as vias motoras e sensoriais dos membros inferiores e da bexiga. (Ver também Visão geral dos distúrbios da medula espinal.

Em qual vértebra começa a cauda equina?

Distalmente ao cone medular há uma coleção de raízes nervosas espinais chamada de cauda equina, que emerge da parte lombossacral da medula espinal, abaixo da vértebra L1, e cursa inferiormente.

Como é a cirurgia de síndrome da cauda equina?

Cirurgia da cauda equina

O método utilizado depende da causa do problema. Uma das soluções pode ser a remoção de parte do osso da coluna em caso de estreitamento do canal vertebral ou discectomia para remoção de uma hérnia de disco.