O que fazer quando compra um produto pela internet e não recebe?
Se a questão não for solucionada, é válido procurar também uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Além disso, se a compra foi realizada via cartão de crédito, entre em contato com o banco, informe o ocorrido e solicite o estorno do valor desembolsado quando da aquisição do produto.
Quando o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta?
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro
Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
Como recuperar o dinheiro de uma compra pela internet?
Posso pedir meu dinheiro de volta? É possível, sim, se você não receber o item dentro do prazo prometido. Na data em que você fez a compra, se era essencial para recebê-lo até a data. Se o vendedor se recusar a dar-lhe o seu dinheiro de volta, você deve registrar sua queixa na ouvidoria da loja, por e-mail, ou chat.
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Como pedir reembolso de um produto que não foi entregue?
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa em que você realizou a compra e solicitar uma posição. E atenção aqui! Anote todas as informações, tais como: números do protocolo do atendimento, a data e os horários em que realizou os contatos bem como eventuais troca de e-mails.
Como reclamar de uma loja online no Procon?
As reclamações na internet são centralizadas no site www.consumidor.gov.br, do Governo Federal.
Em quais casos posso pedir estorno?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode pedir o estorno em casos como:
- cobrança duplicada ou indevida;
- recebimento de produto danificado ou diferente do que foi anunciado;
- não recebimento da encomenda ou entrega após o prazo estipulado pela loja.
Quanto tempo a loja tem para devolver o dinheiro?
O artigo 26 ainda determina que o período para reclamar dos vícios aparentes é de: 30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.
Quando um produto não é entregue no prazo dano moral?
É possível sim, que a não entrega do produto dê direito ao consumidor a uma indenização por danos morais, mas para isso deve estar concretamente provado que houve dano significativo à sua honra ou reputação.
Como exigir o reembolso?
Como pedir reembolso de produtos ou serviços
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.
O que o Procon pode fazer pelo consumidor?
O PROCON. SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.
O que acontece quando se abre uma reclamação no Procon?
O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é …
O que fazer quando a empresa não quer fazer o estorno?
Para isso, basta que o consumidor entre em contato com a empresa em que fez a compra ou que houve a cobrança de um valor não gasto para pedir a devolução do valor. Em seguida, com a confirmação de que o valor pode seguir para estorno, a própria operadora do cartão devolve o dinheiro utilizado na compra.
Quando a empresa se recusa a devolver o dinheiro?
Caso a resolução do problema não seja possível em uma conversa entre cliente e fornecedor, é necessário registrar as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor ou entrar com uma ação judicial para reivindicar esse direito.
O que acontece se o vendedor não aceitar a devolução?
O vendedor se recusar a realizar a devolução está em desacordo com o que prevê a legislação do direito do consumidor e o direito de arrependimento. No artigo 49, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.
Tem como processar uma empresa por não entregar o produto?
Caso o produto não seja entregue no prazo acordado, o consumidor pode e deve tomar atitudes em relação ao descumprimento por parte do vendedor. Entre as possibilidades a serem consideradas estão entrar em contato direto com o lojista, acionar o Procon ou, nos casos mais graves, a Justiça.
Qual o crime de quem vende e não entrega o produto?
Perante a lei, essa prática se enquadra no crime de estelionato.
O que fazer quando a empresa não quer reembolsar?
Se você comprou alguma mercadoria ou contratou serviços e a empresa se recusou a fazer o reembolso conforme diz a legislação, pode acionar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon do seu estado, ou associações como Reclame Aqui e PROTESTE.
Qual é o valor da multa do Procon?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de produtos ou serviços que envolvam outorga de crédito ou concessão de financiamento, as multas de mora decorrentes do atraso de pagamento não poderão ser superiores a 2% do valor não pago.
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