O que não se pode fazer no dia das eleições?

O que não se pode fazer no dia das eleições?

A lista de restrições inclui a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partido e de candidatos ou candidatas e a propaganda de boca de urna, realizada com o intuito de pedir votos aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral.

O que pode no dia da eleição?

Nesse caso, é preciso estar atento ao que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição. É permitido ao eleitor ou eleitora se manifestar de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos. O uso de camisetas também é autorizado, desde que não gere aglomeração.
Em cache

Pode fazer boca de urna no dia da eleição?

Quem for pego praticando boca de urna no dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022, está sujeito à pena de detenção. Essa conduta – que tenta fazer o eleitorado mudar de ideia quanto às convicções políticas – é vedada no dia da eleição e constitui crime eleitoral.

O que pode e o que não pode na hora de votar?

Na cabina de votação é vedado à eleitora ou ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Pode ir votar com qualquer tipo de roupa?

A resposta para as dúvidas dos eleitores é sim. A Justiça Eleitoral não legisla especificamente sobre o assunto. Assim, é permitido votar com qualquer traje, mas recomenda-se o bom senso e traje de banho deve ser evitado, como sunga e biquíni, por exemplo.

Pode adesivo na hora de votar?

Uma das regras é que, no dia da votação, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Então a resposta simples é: pode usar adesivo no dia da votação.

Pode usar o celular na hora de votar?

O artigo 14 da Constituição Federal afirma que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto. Além do mandamento constitucional, a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.708/2022 regulamenta a vedação do porte do aparelho celular na hora de votar.

Pode levar cola na hora de votar?

PARA NÃO ERRAR NA HORA DO VOTO, LEVE A COLA.

Pode levar uma cola para votar?

Eleitor pode levar colinha com o número do candidato para agilizar votação. A Justiça Eleitoral incentiva a eleitora e o eleitor a levar para a cabine de votação a chamada colinha eleitoral, com os números de candidatas e candidatos escolhidos.

Pode ir votar de biquíni?

Porém, é proibido ir de roupas de banho, como sunga e biquíni, ou aparecer sem camisa. A legislação eleitoral permite ao eleitor a manifestação individual e silenciosa no dia da votação para partidos, coligação e candidatos. Desse modo é permitido o uso de bandeiras, adesivos, broches e camisetas.

Pode votar de chinelo?

A aproximação das eleições no próximo domingo (2) fez com que uma dúvida recorrente em épocas de pleito voltasse a circular nos últimos dias: é permitido votar de bermuda e chinelos? A resposta é simples: sim.

Pode filmar na hora de votar?

Publicado em 30 de outubro de 2022 às, 15h39. O uso de aparelhos como smartphone, tablets, máquinas de filmagem ou outros dispositivos que possam comprometer o sigilo do voto é proibido nas cabines de votação.

Que tipo de roupa pode ir votar?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe um "dress code" específico para a votação. Só não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Portanto, é possível ir de bermuda, chinelo ou e de regata, por exemplo, aos locais de votação.

É crime levar o celular para votar?

A cabina de votação é o local reservado da seção eleitoral para que o eleitor exerça, com total sigilo e inviolabilidade, seu direito de voto na urna eletrônica. Portanto, é proibido ao eleitor entrar, na cabina, com celular (que possibilita tirar selfie do voto) ou máquinas fotográficas e filmadoras.

Como é que faz para votar pelo celular?

O eleitor pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições. O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação.

Pode usar o celular na hora da votação?

O eleitor não poderá entrar na cabine de votação usando celular ou outro equipamento de registro de imagens.

Pode ir votar com short jeans?

A resposta para as dúvidas dos eleitores é sim. A Justiça Eleitoral não legisla especificamente sobre o assunto. Assim, é permitido votar com qualquer traje, mas recomenda-se o bom senso e traje de banho deve ser evitado, como sunga e biquíni, por exemplo.

Pode votar com qualquer camisa?

Segundo a legislação, no dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa dos eleitores. A regra vale não só para o uso de camisetas, mas também para broches, dísticos e bandeiras. Não é permitido, contudo, que um grupo de eleitores se reúna usando o mesmo tipo de camiseta.