Quantos vezes o Idoso pode viajar de graça?
Como funciona a passagem gratuita ou promocional para idosos Pela lei, toda empresa deve oferecer duas vagas gratuitas a idosos no ônibus e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota. O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar seu bilhete de 30 dias úteis a 3 horas antes do início da viagem.
Qual a validade do Bilhete Único do Idoso?
05 anos
O prazo de validade do benefício é de 05 anos (vence sempre na data de nascimento da pessoa idosa).
Quantas viagens pode fazer com o Bilhete Único?
Até 10 viagens no período de 24 horas (vinte e quatro horas) contínuas, contadas a partir da 1ª utilização, pelo valor da tarifa vigente.
Como ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?
Ainda tem como conseguir gratuidade transporte para idoso em SP? No início de 2021, a idade da concessão do benefício passou de 60 para 65 anos de idade, após alteração da Lei Municipal 17.542/2020.
Quem tem 60 anos não paga passagem?
Uma lei estadual de 2013 garante isenção de tarifa nos trens, metrô e ônibus intermunicipais e municipais da cidade de São Paulo para passageiros acima de 60 anos. A gratuidade no transporte público para pessoas com idade entre 60 e 64 anos vigorou até 31 de janeiro de 2021.
Tem passagem gratuita de avião para Idoso?
Direitos e deveres dos idosos para viajar com gratuidade Para idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda igual ou menor que dois salários mínimos, é garantido o benefício de gratuidade ou desconto 50 % em passagens.
Como renovar o Bilhete Único especial idoso?
Os passageiros com idade entre 60 e 64 anos devem atualizar seu cadastro no site sptrans.com.br/cadastro, conferir seus dados e selecionar a opção de receber o novo cartão em casa. O prazo de envio pelo Correio é de até 10 dias, sem custo para o passageiro.
Quem já tem o bilhete do idoso vai perder?
A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, benefício garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso. Os cartões de pessoas que não completarem 65 anos até o dia 1º de fevereiro de 2021 serão cancelados.
Pode passar o Bilhete Único duas vezes no mesmo ônibus?
Mudança implantada vale para bilhete do trabalhador e estudantil. SPTrans diz que medida foi adotada para evitar fraudes.
Porque o Bilhete Único cobrando 4 83?
Segundo a SPTrans, o que tem ocorrido é uma atualização do valor que aparece no visor. A gerenciadora diz que os R$ 4,83, somente na modalidade Vale-Transporte, já eram pagos pelo empregador desde 01º de janeiro de 2020.
Quando vai voltar a gratuidade para 60 anos?
Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos. No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa.
Vai voltar a gratuidade dos idosos?
Publicado 13/05/2021 – 13h33 São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) voltou atrás e restabeleceu a gratuidade no transporte público do estado aos idosos de 60 a 64 anos.
Quem tem 60 anos paga passagem de ônibus?
Assim, a idade mínima para entrar no ônibus sem pagar pode variar entre 60 e 65 anos, já que o Estatuto estabelece a obrigatoriedade só a partir dos 65 anos, e deixa a critério das administrações a decisão sobre incluir ou não os que têm mais de 60 anos.
Quais os direitos do Idoso com 60 anos?
6 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais
- Gratuidade no transporte público e interestadual. …
- Isenção no IPTU. …
- Limite de reajuste em planos de saúde. …
- Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. …
- Prioridade em processos judiciais. …
- Prioridade em programas habitacionais.
4 de jan. de 2022
Comentários