Como é feita a cirurgia litotripsia?

Como é feita a cirurgia litotripsia?

Para a realização do procedimento, o paciente é colocado deitado em posição dorsal ou ventral (barriga para cima ou para baixo), com a região anatômica onde se encontra o cálculo sobre uma bolha recoberta com gel, por onde as ondas de choque se propagam.
Em cache

Quantos dias de repouso para quem faz litotripsia?

Em casa, o paciente deverá permanecer em repouso por dois a três dias.

Como fica o rim depois da litotripsia?

Mesmo após uma litotripsia podem restar fragmentos dos cálculos, alojados nos rins ou nas vias urinárias. Os menores, ao serem expelidos, podem gerar dor e uma autêntica cólica renal ou ferir os ureteres e demais condutos urinários, causando graves danos ao organismo.
Em cache

Quais são os riscos da litotripsia?

Riscos ou efeitos colaterais

Também é possível haver dor na lombar ou cólicas renais. Sinais de equimoses (roxos) e hematomas ainda podem surgir no local onde o Litotridor entrou em contato com a pele. E, em casos mais raros, pode haver infecção, causando febres e calafrios.

Como é a anestesia da litotripsia?

O procedimento é realizado sob anestesia ou sedação, tem duração de cerca de 45 minutos e é limitado pelo número de disparos em direção ao cálculo, que ficam em torno de 3.000 disparos. Não é necessário internação e o retorno às atividades habituais é precoce, após recuperação anestésica de cerca de 2 horas.

Qual a preparação do paciente para fazer litotripsia?

Jejum absoluto de no mínimo 8 (oito) horas antes do tratamento, inclusive de água.

Qual o tamanho do cálculo renal para litotripsia?

De acordo com diretrizes produzidas pela Sociedade Brasileira de Urologia e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (2,3), LEOC está indicada nos pacientes com cálculos renais com tamanho entre cinco e 20 milímetros no maior diâmetro, quando não houver contraindicação.