O que é antonomásia e exemplos?

São exemplos de antonomásia?

Veja alguns exemplos de antonomásia muito comuns no cotidiano: “O repórter de Canudos” – Euclides da Cunha. “O engenheiro da palavra” – João Cabral de Melo Neto. “O rei do cangaço” – Lampião.

Qual a diferença de perífrase para antonomásia?

A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. … Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).

Qual a diferença entre antonomásia é metonímia?

Antonomásia: é a substituição de um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. A antonomásia é uma variante metonímia, que consiste na substituição de um nome por outro que com ele seja afim semanticamente.

Quais são as figuras de linguagem e exemplos?

Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

São exemplos de sinestesia?

Sinestesia

  • – Sua voz soava docemente pelo salão principal.
  • – A visão fria da morte tomava conta de todos.
  • – O cheiro doce da infância estava naquelas fotos.
  • – soava docemente (audição e paladar)
  • – visão frio (visão e paladar)
  • – cheiro doce (olfato e paladar)

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

Como identificar uma perífrase?

Perífrase é uma figura de linguagem fortemente relacionada às palavras delimitadas. Dessa forma, ela se encontra como uma figura de palavra. Esse tipo de figura de linguagem tem ocorrência frequente de acordo com a substituição de uma ou mais palavras por uma outra expressão ou sentença.

O que é metonímia e exemplos?

A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. … Bebeu uma garrafa de suco e ainda queria mais.

O que é metonímia é um exemplo?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. … A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.

Como são classificadas as Figuras de Linguagem?

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem

  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. …
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. …
  • Linguagem mista ou híbrida. …
  • Função referencial. …
  • Função emotiva. …
  • Função conativa ou apelativa. …
  • Função metalinguística. …
  • Função fática.

Qual o conceito de polissíndeto?

O que é Polissíndeto: Polissíndeto é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste no uso repetitivo e excessivo de algumas conjunções entre as orações de modo sequencial. O polissíndeto é classificado como uma figura de construção entre as figuras de linguagem.

O que é linguagem polissíndeto?

O polissíndeto é uma figura de linguagem que se alicerça no emprego repetido de conjunções coordenativas a fim de imprimir ideias, por exemplo, de continuidade, de destaque das situações apresentadas, entre outras.