São exemplos de arcaísmo?
Vejamos outros exemplos de arcaísmos:
- Ceroula (cueca)
- Vosmecê (você)
- Outrossim (também)
- Quiçá (talvez)
- À guisa de (à maneira de)
- Apalermado (bobo)
- Magote (grande quantidade)
O que é arcaísmos?
O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral.
O que é linguagem arcaica exemplo?
Linguagem antiga ou de épocas antigas; uma linguagem que não se utiliza mais, que está ultrapassada; linguagem antiquada. Os Lusíadas é considerado difícil de ler porque tem uma linguagem arcaica.
Que palavras não são mais usadas?
Conheça 10 palavras que desapareceram da língua portuguesa
- 1 – Quiprocó Não faz ideia do que isso significa? …
- 2 – Chapoletada. …
- 3 – Fuzarca. …
- 4 – Chumbrega. …
- 5 – Sirigaita. …
- 6 – Supimpa. …
- 7 – Marmota. …
- 8 – Carraspana.
O que é jargão e exemplos?
Jargão significa uma linguagem pouco compreensível, em muitos casos por ser específica de determinado grupo profissional ou sociocultural. O termo tem sua origem na palavra francesa “jargon”. … O jargão militar, por exemplo, são palavras usadas no contexto das Forças Armadas.
O que é cacófato e exemplos?
O cacófato é a formação de uma palavra por uma coincidência sonora. Por exemplo: “só negam” é um cacófato, pois sua cadeia de sons forma uma outra palavra, “sonegam”.
O que é preciosismo exemplo?
Como exemplos de preciosismos, além de usar palavras difíceis em qualquer contexto, existem os empregos do pronome oblíquo, mesóclise e também o uso do mais-que-perfeito do indicativo, que, respectivamente, são: Vocês o conhecem?; Falar-lhe-ei a teu respeito; Eu levara meu cachorro pra passear, quando fui assaltada.
O que é preciosismo e exemplos?
Elegância afetada; ausência de espontaneidade, de naturalidade; afetação que se manifesta exageradamente. Exagero ao usar recursos estilísticos, observado nos salões literários franceses do século XVII.
Como era a linguagem arcaica?
O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.
Quais palavras eram usadas antigamente?
Palavras que nossos avós usavam – e não usamos mais
- Tabefe (tapa, bofetada)
- Sacripanta (patife, pilantra)
- Basbaque (pessoa ingênua, simplório, tolo)
- Chumbrega (de má qualidade, ordinário)
- Sirigaita (mulher espevitada, pretensiosa)
- Alcunha (apelido, codinome)
- Janota (pessoa bem vestida)
- Petiz (criança)
Quais são as palavras amaldiçoadas?
10 palavras amaldiçoadas que nunca devem ser ditas aos seus filhos; Veja o significado
- Peste. Significa que é uma pessoa má, algo que é doentio e contagioso, uma desgraça, infeliz.
- Imbecil. …
- Maldito. …
- Nojento. …
- Danado. …
- Praga. …
- Abestalhado. …
- Diabo.
Quais são os jargões mais usados?
Schedular: Vem do inglês schedule, que significa agenda. Em bom português, significa agendar uma reunião, por exemplo. Brilho no olho: É geralmente usado para explicar que algum funcionário é muito empenhado. Endereçar: Mais um jargão originário do inglês “to address”.
O que é bordão de palavras?
Significado de Bordão substantivo masculino Palavra, expressão ou frase que alguém repete excessivamente. [Por Extensão] Dito repetido para ser engraçado ou emotivo. Vara com extremidade em formato de gancho, usado para dar apoio.
O que é Cacófato vícios de linguagem?
A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.
Comentários