Qual é o assunto do livro Viagens na minha terra?

Qual o assunto do livro Viagens na minha terra?

A obra Viagens na Minha Terra, do escritor português Almeida Garrett, é um romance histórico que aborda uma viagem do autor de Lisboa a Santarém. Percorrendo o caminho em comboio, o objetivo do viajante era conhecer o Ribatejo e, de seu ponto mais alto, fazer uma saudação à vila histórica de Portugal.

Como é expressa a moralidade em Viagens na minha terra?

O discurso do autor-narrador revela o caótico estado em que se encontra Portugal, a corrupção da sociedade, a aristocracia decadente e o modelo familiar burguês corrompido por atitudes individualistas. Assim, pode-se dizer que para o narrador a crise moral coletiva tem origem na moral individual.

Como termina a obra Viagens da minha terra?

Na parte final sabemos através de Frei Dinis o destino das personagens: Carlos larga as paixões e começa sua carreira na política como barão, mas depois de um tempo desaparece. Joaninha, sem seu grande amor, e D. Francisca morrem. Georgina vai para Lisboa.

Como Carlos descreve Joaninha?

Joaninha: prima e amada de Carlos. Meiga e singela, é a típica heroína campestre do Romantismo. Simboliza uma visão ingênua de Portugal, que não se sustenta diante da realidade histórica.

Qual autor do texto as viagens?

As Viagens de Gulliver

Gulliver’s Travels
As Viagens de Gulliver
Autor(es) Jonathan Swift
Idioma Inglês
Gênero Sátira, Fantasia

Quem é o narrador do romance A Cidade e as Serras?

Eça de Queirós
O narrador-personagem de “As cidades e as serras”, obra de Eça de Queirós, é José Fernandes, que conta a história do amigo Jacinto. A narrativa se passa no século XIX, quando Paris era considerada a capital da Europa e o centro do mundo. Portugal, no entanto, mantinha-se como um país agrário e decadente.

Que géneros literários se refere Almeida Garrett?

Almeida Garrett (1799-1854), que pertenceu à primeira fase do romantismo português, é poeta, prosador e dramaturgo dos mais importantes da Literatura Portuguesa.

Como é o nome do personagem principal de Viagens na minha terra?

Carlos (Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra) Carlos é o protagonista da novela que Garrett enxertou em Viagens na minha Terra, obra publicada em volume em 1846 (aparecera em folhetins na Revista Universal Lisbonense).

Qual o personagem principal do texto as viagens?

c) Qual é o personagem principal do texto? Joaquim, O Maquinista.

Quem escreveu as viagens de Marco Polo?

Marco Polo
Rusticiano de Pisa
O Livro das Maravilhas : A Descrição do Mundo/Autores

Qual o tipo de narrador do livro A Cidade e as Serras?

Foco narrativo Escrito em primeira pessoa, A Cidade e as Serras, como a maioria dos romances de Eça de Queirós, há um narrador-personagem, José Fernandes, o qual não se confunde com o protagonista da obra, Jacinto de Tormes.

Qual é o foco narrativo do livro A Cidade e as Serras?

O foco narrativo de A cidade e as serras é bastante original e complexo. Zé Fernandes é narrador-personagem, ou seja, faz parte dos eventos narrados. Porém, apesar desta condição, ele não é protagonista. Todo o tempo Zé deixa claro ao leitor que o foco dos acontecimentos, o centro das atenções é o seu amigo, Jacinto.

Em que consiste a ironia do trecho é Aqui está como nós fazemos a nossa literatura original no final deste trecho?

4) Em que consiste a ironia do trechoE aqui está como nos fazemos a nossa literatura original”, no final do texto transcrito? Começo a arrepender-me deste livro. … Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor.

Que tipo de leitor esta forma de narrar procura frustrar é de que maneira esse leitor é tratado por ambos os narradores?

b) Que tipo de leitor esta forma de narrar procura frustrar, e de que maneira esse leitor é tratado por ambos os narradores? a) Os trechos de Viagens na Minha Terra e Memórias Póstumas de Brás Cubas têm em comum uma narração crítica (e autocrítica) que dialoga com o leitor, instituindo, assim, a metalinguagem.