Qual o assunto do texto A raposa e as uvas?
A Raposa e as Uvas é uma fábula atribuída a Esopo e que foi reescrita por Jean de La Fontaine. … A moral afirmada no final da fábula é algo como: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.
Qual o gênero textual do texto A raposa e as uvas?
A fábula é um gênero textual, uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. … Você já deve ter ouvido e lido muitas fábulas, como: A cigarra e a formiga. O leão e o ratinho. e A raposa e as uvas.
O que é a moral da fábula?
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios – frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Qual é o conflito da fábula A raposa e as uvas?
No primeiro ato os quatro personagens prin- cipais iniciam um certo conflito: conflito matrimonial entre Xan- tós e Cléia; conflito amoroso ou de namoro entre Cléia e Esopo, e com menos importância, entre Melita e Xantos; e o conflito de li- berdade entre Xantős e Esopo e entre Cléia e Esopo.
O que a raposa nos ensina?
Como se cativa, segundo a raposa É a raposa que ensina para o pequeno príncipe não só o que é cativar como também como se cativa, por esse motivo ela é um personagem fundamental para a história. A lição parece ser bem simples: “É preciso ser paciente”.
O que expressa uma opinião?
É um texto onde a opinião do autor é expressa O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado.
Qual a moral da fábula de Esopo A raposa e as uvas?
Numa das versões de Esopo a moral é sucinta: É fácil desdenhar daquilo que não se alcança. e sublinha a atitude da raposa que, perante as condições que lhe são colocadas, deprecia o seu objeto de desejo (as uvas).
O que é a moral da história?
Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo.
Qual a moral da fábula cigarra e formiga?
A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
Porque ela não conseguiu pegar as uvas?
O problema é que o cacho fica no alto. Ainda que estivesse limitada pela fome, a raposa deu tudo de si para pegar o cacho. Mesmo longe de suas patas, o animal não parou de tentar tudo o que tinha à mão para pegá-lo. Ainda que estivesse limitada pela fome e circunstâncias, não parou de variar suas habilidades de caça.
Porque a raposa desistiu das uvas?
Questão 1 – Por que a raposa desistiu de apanhar as uvas? Porque a parreira era muito alta. Questão 2 – “— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo…”.
Qual é o significado da raposa?
A raposa significa beleza, boa sorte, esperteza, espírito independência, malícia e proteção. Assim como os outros animais que fazem parte da família dos canídeos, as raposas são animais de espírito brincalhão.
O que quer dizer cativar segundo as palavras da raposa?
A raposa responde que cativar significa criar laços, passar a ter necessidade do outro, e exemplifica: “Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
Como identificar uma opinião no texto?
Confira: Verifique se há o nome de alguém ligado àquela opinião. Nos jornais, por exemplo, há seções em que colunistas apresentam o seu ponto de vista sobre assuntos variados. Os nomes dos colunistas geralmente aparecem em destaque.
Comentários