Qual o benefício da fruta Ariticum?
Araticum tem alto teor de cálcio, potássio, ferro e outros minerais importantes. Outro benefício do araticum é que ele fornece sais minerais essenciais para a saúde, como o cálcio, potássio e ferro – importantes, respectivamente, para a saúde dos ossos, músculos e da circulação sanguínea.
Para que serve o chá da casca do araticum?
Casca do araticum pode auxiliar no tratamento de Alzheimer | comunica.ufu.br.
Como consumir o araticum?
Além de ser consumido in natura ou usado no preparo de sucos detox, o araticum-do-brejo pode compor receitas de geleias, compotas e até mesmo saladas (com folhas verdes ou diferentes frutas, por exemplo).
Quais são os tipos de araticum?
O fruto também pode ser coletado “de vez” na árvore, mas é necessário que haja pequenos sinais de abertura na casca. Com relação à qualidade da polpa, distinguem-se dois tipos de frutos: o araticum de polpa rósea, mais doce e macio e o araticum de polpa amarela, não muito macio e um pouco ácido.
Para que serve a raiz do Articum?
Na culinária, o araticum-do-cerrado é a espécie mais bem aproveitada da família Annonaceae. Além de seu consumo in natura, também são produzidos, a partir dele, bolachas, geleias, sucos, licores, bolos, sorvetes, doces, entre várias outras receitas.
Qual o sabor do araticum?
O araticum é chamado cientificamente de Annona crassiflora, e também é conhecido em algumas regiões como marolo e araticum-do-cerrado. Suas principais características são: cor marrom quando maduro, formato arredondado, pesa cerca de 1kg por fruto e seu sabor lembra o de um abacaxi maduro.
Como saber se o Articum tá maduro?
Os frutos de araticum maduros apresentam coloração marrom e podem ser coletados no chão, de fevereiro a março. Nessa fase, são perecíveis, devendo, portanto, ser imediatamente consumidos ou processados. Podem também ser coletados na árvore, quando apresentarem sinais de abertura na casca.
Como é a fruta Quaresma?
A fruta-do-conde, também conhecida como fruta-ata, pinha, anona, pinheira, ateira ou quaresma é uma fruta deliciosa com sabor adocicado que pode ser utilizada para fazer chá, suco, para consumir ao natural, assada ou cozida.
Qual a diferença da graviola para o araticum?
A diferença é que ela tem a casca menos ondulada. Quando madura, seus gomos também saem facilmente. Karin avisa que essa é fruta mais doce da família.
Como amadurecer araticum?
A dica é colocar a fruta verde um saco de papel com uma ou duas maçãs maduras juntas. As maçãs vão liberar gás etileno enquanto amadurecem e a exposição das outras frutas a esse gás irá acelera o amadurecimento do alimento.
Quando é que podemos escolher a fruta Articum?
O fruto, típico do Cerrado, é colhido entre os meses de março e abril e vendido na região a R$ 2 cada peça. Os pés de araticum têm os troncos retorcidos e podem medir entre quatro e oito metros.
O que é a fruta araticum?
A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces.
Que fruta e araticum?
O araticum (nome científico Annona crassiflora) é uma planta característica do Cerrado. … O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.
Qual o nome da fruta parecida com graviola?
A falsa-gravioleira também pode ser consumida em forma de suco. Alguns dizem que a polpa é parecida com graviola, mas a casca é lisa dessa fruta cuja muda comprei já enxertada pensando ser de pitaia. O que é? De nome cientifico Annona montana, a fruteira é uma espécie da família Anonaceae, a mesma da graviola (A.
Comentários