Qual a histologia da bexiga?

Qual é o epitélio da bexiga?

O epitélio da bexiga é denominado epitélio de transição, um epitélio pseudoestratificado cuja morfologia se modifica de acordo com o grau de distensão da bexiga. No estado não distendido, como aqui, esse epitélio parece ser formado por mais camadas.

Quais as camadas histológicas da bexiga?

A bexiga é um órgão que possui quatro camadas: a camada serosa e adventícia, camada muscular, camada submucosa e camada mucosa.

Qual o tipo de epitélio é encontrado na bexiga e vias urinárias?

O epitélio denominado de transição reveste internamente a bexiga e outros locais ocos do sistema urinário. À primeira vista parece ser um epitélio estratificado formado por várias camadas de células esféricas ou poliédricas. … Estas células têm a sua superfície livre em forma de cúpula ou abóboda.

Qual o sistema da bexiga?

Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.

Quais são os tipos de epitélio?

O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio.

O que é o epitélio estratificado?

O epitélio estratificado pavimentoso tem várias camadas de células. Um fato muito relevante neste tipo de epitélio é a mudança da forma das células em diferentes alturas da camada epitelial. As células basais são as mais profundas do epitélio e estão apoiadas na lâmina basal.

Quais as camadas túnicas formam a parede da bexiga?

Ela possui também camadas, como túnica serosa, túnica muscular e túnica mucosa. A túnica serosa (túnica adventícia) é a mais externa e constituída de tecido conectivo.

Quais são as estruturas que compõem o sistema urinário?

O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Quais são os tecidos do sistema Urinario?

O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada ao exterior pela uretra.

Qual é a função principal do sistema urinário?

Também conhecido como sistema excretor, o sistema urinário é o responsável pela excreção de toxinas acumuladas em nosso organismo. … Por isso, o sistema urinário é o grande filtro do corpo humano, deixando o sangue puro e pronto para circular pelos órgãos e tecidos, levando oxigênio e nutrientes para todas as áreas.

Como é o funcionamento da bexiga?

A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina.

Quais os tipos de epitélio de revestimento?

Tecido epitelial de revestimento

  • Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células;
  • Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células;
  • Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.

Como se define um epitélio?

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo.

Onde encontramos um tecido epitelial estratificado?

Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas.