O que é o estilo barroco?

Qual é o estilo do barroco?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

O que significa o estilo barroco?

O que é o barroco (arte e estilo): O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. … Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas, o estilo representava uma oposição ao racionalismo do Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.

Quais as principais características do estilo barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. … Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

Porque se chama estilo barroco?

Surgiu de uma ideia contorcida que passou a denotar qualquer processo involutivo de pensamento. Outra fonte possível é a comparação feita com a pérola barroca, usada para descrever uma pérola irregular ou de forma imperfeita, fazendo uma depreciação.

Qual foi o estilo barroco brasileiro?

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Quais os estilos que dominaram a arte barroca?

As principais características do Barroco

  • Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Quais as características do estilo barroco brasileiro?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. … As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

Qual ideia melhor define o barroco no Brasil?

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Quais as principais características do barroco português?

► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.

Quando surgiu o estilo barroco?

1600Barroco / Começou aproximadamente

Qual a outra denominação dada para o barroco?

Barroco é a denominação dada às manifestações artísticas do século XVII, daí também ser conhecido como seiscentismo.

Quais as características do Barroco brasileiro?

As principais características do barroco literário brasileiro são:

  • Linguagem dramática;
  • Racionalismo;
  • Exagero e rebuscamento;
  • Uso de figuras de linguagem;
  • União do religioso e do profano;
  • Arte dualista;
  • Jogo de contrastes;
  • Valorização dos detalhes;

Como foi o movimento barroco no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.