Que tipo de romance escreveu Bernardo Guimarães?

Qual é o estilo literário de Bernardo Guimarães?

Romantismo
Bernardo Guimarães estreou como poeta com o livro “Cantos de Solidão” (1852) uma obra identificada com sua fama de boêmio e satírico, mas foi dentro do Romantismo, no Brasil, que Bernardo Guimarães se destacou como o iniciador do romance sertanejo ou regionalista.

Quais as obras mais famosas de Bernardo Guimarães?

Obras de Bernardo Guimarães

  • Cantos da solidão (1852)
  • Inspirações da tarde (1858)
  • A voz do pajé (1860)
  • Poesias diversas (1865)
  • O ermitão de Muquém (1869)
  • Lendas e romances (1871)
  • O garimpeiro (1872)
  • Histórias e tradições da província de Minas Gerais (1872)

O que é um romance regionalista?

Dá-se o nome de “romance regionalista” ou “romance de 30″ a um conjunto de obras de ficção escritas no Brasil a partir de 1928, ano de publicação de A bagaceira, de José Américo de Almeida. … O Brasil não era composto apenas de seus estados mais desenvolvidos ou de seus modernos centros urbanos em expansão.

Onde nasceu o escritor Bernardo Guimarães?

Ouro Preto, Minas Gerais, BrasilBernardo Guimarães / Local de nascimento

Quais são as características das obras de Machado de Assis?

As características principais das obras de Machado de Assis são:

  • Crítica à burguesia e à sociedade de maneira geral;
  • Ironia;
  • Metalinguagem;
  • Diálogo direto com o leitor.

O que aborda a obra O seminarista?

Ambientado no interior de Minas Gerais, O seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida, que, na infância, passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. … Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações.

Qual a principal obra de Franklin Távora?

Os Índios do Jaguaribe
Franklin Távora foi considerado o primeiro romancista do Nordeste, com a obra “Os Índios do Jaguaribe” de 1865, obra caracterizada romance indianista, pois trata de temas da cultura indígena, por meio do subjetivismo romântico.

Quais as principais características do regionalismo?

O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.

O que é romance regional Quais as principais obras e autores?

Os romances regionais surgiram na primeira metade do século XIX. … Se o índio teve seu momento marcante na literatura, um outro personagem ganhava espaço com o romance regionalista: o homem sertanejo. E assim foi, com autores como José de Alencar, Alfredo d’Escaragnolle Taunay, Franklin Távora e Bernardo Guimarães.

Quando nasceu Bernardo Guimarães?

15 de agosto de 1825Bernardo Guimarães / Data de nascimento

Quais são as principais características da obra de Machado de Assis na segunda fase?

Machado de Assis, em sua segunda fase, reinventou o romance brasileiro. Aqui há um aprofundamento no psicológico de suas personagens e a historicidade dá lugar para o íntimo do ser humano, seus anseios, além da própria hipocrisia da sociedade burguesa, desnudada em livros como Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Qual é o estilo de Machado de Assis?

No começo da carreira, apostou em textos mais conservadores, com influência romântica. Depois, foi o Realismo que ficou mais presente nas suas obras. O autor, inclusive, é lembrado como um dos escritores mais importantes do Realismo.

Quais os temas abordados no livro O seminarista?

Nesta obra Bernardo Guimarães faz um típico romance de tese, querendo provar o equívoco do celibato religioso, que deforma o homem, e do autoritarismo familiar, que não permite ao jovem seu próprio caminho na vida. A obra trata de diferenças sociais e preceitos morais, bem ao gosto do autor de A Escrava Isaura.

Quem narra o seminarista?

O Seminarista (romance de Rubem Fonseca)

O seminarista
Autor(es) Rubem Fonseca
Idioma português
País brasileiro
Género Romance policial