Qual é o foco narrativo da obra Lucíola?
“Lucíola” é narrado em primeira pessoa, possuindo portanto um foco narrativo mais limitado.
Qual é o tipo de narrador do livro Lucíola?
primeira pessoa
“Lucíola” é um livro narrado em primeira pessoa por Paulo, que também é personagem do livro, por meio de cartas que ele manda para G. M., as quais nós temos acesso e podemos ler. O romance se passa no Rio de Janeiro do século XIX, quando Paulo tem 25 anos e acabou de chegar de Olinda.
Quem narra o livro Lucíola?
José de Alencar
O livro Lucíola, de José de Alencar, é narrado através de Paulo, personagem que se torna narrador para contar à Sr. ª G.M. o romance que viveu com uma cortesã chamada Lúcia. Em 1855, Paulo chega ao Rio de Janeiro e vê pela primeira vez Lúcia.
Qual o tema central do livro Lucíola?
Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade valorizada.
Quais as características do romance romântico presentes na obra Lucíola?
Análise de Lucíola É possível perceber as seguintes características do Romantismo: submissão do amor romântico (valorização da virgindade), crítica social e crítica moral (Lúcia deixa de ser cortesã para si mesma, mas não para a sociedade que a vê com preconceito).
Qual o contexto em que foi escrito o romance Lucíola?
Lucíola é um típico exemplar do período romântico. Passado no Rio de Janeiro, é um romance urbano que transparece os valores da sociedade brasileira do século XIX. Narrado em primeira pessoa, o que vemos é a perspectiva do protagonista Paulo.
Por que o nome da obra e Lucíola?
O título dado à coletânea de cartas, “Lucíola”, é uma analogia entre o inseto Lucíola e a personalidade de Lúcia. O narrador compara o “inseto noturno que brilha em meio à lama” à “pureza da alma de Lúcia, que ainda existe apesar de ela estar num abismo de perdição”.
O que significa o nome Lucíola?
Significado: Possivelmente uma variação de Lúcia. A origem está no latim lux, ou seja, luz. Por isso, é interpretado como iluminada. Lucíola é como se chama a personagem do romance homônimo de José de Alencar, de 1862.
Quem é a senhora GM de Lucíola?
“Lucíola” é um romance epistolar, ou seja, se desenvolve pelas cartas de Paulo a uma senhora chamada G.M. (pseudônimo de Alencar), que decide publicá- lo e nomeá-lo dessa forma. O título refere-se a um lampiro (vagalume) noturno que brilha vivamente no seio da treva e à beira dos charcos.
Quem são as personagens principais do livro Lucíola?
Personagens
- Lúcia/Maria da Glória: cortesã rica que é conhecida por todos como bela e excêntrica. …
- Paulo: É um homem que Lúcia se apaixona.
- Sá:amigo de infância de Paulo e ex-amante de Lúcia, ele quem apresenta os dois. …
- Ana: irmã mais nova de Lúcia, de apenas 12 anos.
Porque a obra se chama Lucíola?
O título dado à coletânea de cartas, “Lucíola”, é uma analogia entre o inseto Lucíola e a personalidade de Lúcia. … O narrador compara o “inseto noturno que brilha em meio à lama” à “pureza da alma de Lúcia, que ainda existe apesar de ela estar num abismo de perdição”.
Quais são as principais características do Romantismo literário?
Características do Romantismo sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).
Quais os nomes de Lucíola ao longo da história?
Personagens
- Lúcia/Maria da Glória: cortesã rica que é conhecida por todos como bela e excêntrica. …
- Paulo: É um homem que Lúcia se apaixona.
- Sá:amigo de infância de Paulo e ex-amante de Lúcia, ele quem apresenta os dois. …
- Ana: irmã mais nova de Lúcia, de apenas 12 anos.
Como José de Alencar retrata as mulheres?
Essas obras retratam mulheres de contextos sociais diferentes: Lúcia, sendo prostituta, retrata a mulher como objeto de venda, enquanto que Aurélia, ao se tornar rica, retrata uma mulher que apresenta atitudes diferentes das esperadas pela sociedade da época, é independente e dominante, “compradora do seu próprio …
Comentários