Qual foi o objetivo do Conselho Ultramarino?

Qual o principal objetivo do Conselho Ultramarino?

De acordo com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, o Conselho Ultramarino foi criado para se ocupar de várias matérias relacionadas à negócios de qualquer natureza e qualidade que fossem relativos às Índias, Brasil, Maranhão, Guiné, Ilhas de São Tomé e Cabo Verde em toda e qualquer parte do Império …

Qual era a função do Conselho Ultramarino na administração portuguesa?

O Conselho Ultramarino foi um órgão criado em Portugal no ano de 1642 durante o reinado de D. João IV, com atribuições em áreas financeiras e administrativas, primeiro, da África portuguesa e da Índia portuguesa e, depois, de todo o Ultramar Português, incluindo o Brasil.

O que foi o Tratado ultramarino?

Acordo que demarcou as áreas de domínio territorial de Portugal e Espanha. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.

Qual o papel das companhias de comércio e do Conselho Ultramarino?

Entre as principais características referentes às Companhia de Comércio, estão: estabelecimento de condições de pagamento e formas de financiar, independência na organização do transporte ultramarino e monopólio em compras e vendas de produtos dentro de sua área de ação.

Qual foi a grande contribuição do período ultramarino?

A notável expansão ultramarina do século dezoito, surpreendentemente, continuou a não compensar a erosão no nível de bem estar comparado causada, no plano doméstico, por pressões maltusianas e, no plano internacional, pelo arranque das economias mais dinâmicas da Europa pré-industrial.

Quais eram as atribuições do Conselho das Índias?

O Conselho das Índias era responsável pela produção de recomendações sobre as medidas a tomar nas possessões americanas, cabendo ao rei consultá-las. Os vice-reis de Nova Espanha e Peru eram os representantes maiores do monarca em território americano.

Que rei criou o Conselho Ultramarino?

Filipe III
Em 1642, entretanto, ocorreria a maior mudança no que tangia às colônias portuguesas: é criado o Conselho Ultramarino, órgão nos moldes do extinto Conselho das Índias e Conquistas Ultramarinas, instituído pelo rei Filipe III em 1604 e extinto em 1614.

O que foi o Tratado de Tordesilhas resposta?

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, em 7 de junho de 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na América do Sul. A divisão se daria a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde.

Qual foi o papel das companhias de comércio na colonização inglesa?

Companhias mercantis organizadas pelos Estados colonialistas para aumentar a produção, enfrentar melhor a concorrência estrangeira e tornar mais eficiente e lucrativo o comércio entre a colônia e a metrópole.

Qual o objetivo da Companhia de Comércio do Maranhão?

Companhia do Maranhão Essa companhia, também conhecida por “Estanco do Maranhão“, tinha o monopólio completo do comércio no Maranhão e Pará, mas o seu principal negócio era o tráfico de escravos africanos. Os seus créditos eram cobrados executivamente, como se fossem da Fazenda Real.

Qual foi a primeira grande riqueza produzida em solo brasileiro?

O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.

O que é domínios ultramarinos?

Território ultramarino ou território de ultramar pode referir-se a: Territórios Britânicos Ultramarinos — parte do Reino Unido. Território de ultramar (França) — parte da República Francesa. Território neerlandês ultramarino — parte do Reino dos Países Baixos.

Quais eram as funções das audiências?

As Reais Audiências eram talvez os únicos órgãos da época que tinham uma função mais específica: a administração da justiça. Na América hispana foram os mais altos tribunais de justiça. Até o século XVIII, mais por evolução espontânea que por reformas legais, se converteram essencialmente em tribunais de apelações.

O que o rei de Portugal considerava como quilombo?

Em 1740, reportando-se ao rei de Portugal, o Conselho Ultramarino valeu-se da seguinte definição de quilombo: “toda habitação de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que não tenham ranchos levantados e nem se achem pilões nele”.