Qual o principal tema de uma pintura do rococó?
A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.
Qual o nome do pintor da obra o Balanço 1767 e qual a história da tela?
Entre os quadros que trataram do tema, talvez o mais conhecido seja “O Balanço” (1767), pintado por Jean Honoré Fragonard (1732 – 1806). … O título original em francês é revelador: Les hasards heureux de l’escarpolette, que poderia ser traduzido como: “os felizes acasos do balanço”.
Quem pintou o balanço?
Jean-Honoré FragonardO Balanço / ArtistaJean-Honoré Fragonard foi um pintor francês, cujo estilo Rococó foi distinguido por sua notável facilidade, exuberância e hedonismo. Um dos mais atores artistas ativos nas últimas décadas do Antigo Regime, Fragonard produziu mais de 10.000 pinturas, das quais apenas 2 são datadas. Wikipédia
Qual foi o principal nome entusiasta do rococó?
Boucher teve uma carreira ilustre e tornou-se pintor da corte do rei Luís XV em 1765. Na área da escultura, o trabalho de Etienne-Maurice Falconet é amplamente considerado o melhor representante do estilo rococó.
Quais os temas da pintura do rococó?
Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.
Quais os temas desenvolvidos pelo estilo rococó?
As obras representavam os valores e ideias de uma sociedade que viviam em busca de prazeres e do esquecimento dos problemas. Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX.
Quem criou o balanço?
O Balanço
O Balanço Les Hasards Heureux de l’Escarpolette | |
---|---|
Autor | Jean-Honoré Fragonard |
Data | 1766 |
Técnica | Óleo sobre tela |
Dimensões | 81 × 64,2 |
Quais as principais características do rococó?
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. … Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Qual a origem do nome rococó?
A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas.
Qual o significado do nome neoclassicismo?
Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco. Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.
São características da pintura rococó?
Características principais do Rococó
- predominância de cores mais claras e em tons pastéis;
- presença de elementos inspirados em conchas (rocaille, a provável origem do nome, pode ser traduzido como concha),
- uso excessivo de tons dourados na pintura e na ornamentação;
Quais são as principais características da arquitetura rococó?
Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);
Quais assuntos eram abordados nas pinturas do estilo rococó?
As obras representavam os valores e ideias de uma sociedade que viviam em busca de prazeres e do esquecimento dos problemas. Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos.
Quais são as principais características do estilo rococó?
O estilo Rococó dominou a arquitetura europeia do século XVIII. São características comuns do estilo na arquitetura o uso de formas mais curvadas, a presença arcos nas aberturas e a decoração feita com elementos em ferro. Além da França, o estilo também foi bastante difundido em países como Alemanha e Áustria.
Comentários