Quais são os tipos de hortelã?

Qual o verdadeiro hortelã?

Mentha spicata L. A hortelã-verde (Mentha spicata), também conhecida como hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum, levante, alevante, elevante ou simplesmente hortelã, é uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae (Labiadas).

Qual a diferença entre os tipos de hortelã?

“As folhas da menta [a mentha spicata] são mais lisas e possuem formato mais alongado e pontiagudo. As da hortelã [mentha piperita] são mais ásperas e menores”. Quanto ao sabor, a diferença mais marcante, de acordo com Laís, é que a menta é muito mais delicada e suave que a hortelã.

Qual melhor hortelã?

A hortelã-pimenta, de sabor mais acentuado, é indicada para chá; mais cítrica e refrescante, a hortelã-limão é boa para bebida gelada; mais sutil, a hortelã-maçã vai bem em saladas; e a hortelã-abacaxi, por ser uma das menos invasivas, pode crescer ao lado de outras plantas.

Quantas qualidades de hortelã existe?

Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero – além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.

Como saber se é hortelã?

Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.

Como é a folha de hortelã?

A hortelã é uma erva com folhas verdes ovais, levemente aveludadas que gosta de luz e rega constante. … Além disso, também é antioxidante e suas propriedades provêm do mentol, fitonutriente presente em suas folhas e caules.

Para que serve cada tipo de hortelã?

As espécies mais comuns de serem encontradas são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.

Para que serve a hortelã da folha grossa?

Benefícios da hortelãgorda Ela é muito utilizada em casos de tosse, bronquite e inflamação da boca e da garganta, além de ser bastante aproveitada para tratamentos contra catarro, dor de ouvido, dor de cabeça, inflamação no colo do útero, febre e bronquite.

Quais os tipos de hortelã e para que serve?

As espécies mais comuns de serem encontradas são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.

Para que serve a hortelã variegata?

Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante.

Quantos tipos de hortelã Pimenta tem?

Cultivo: Existem cerca de 25 espécies do gênero Mentha, dada a facilidade de hibridação não se recomenda o cultivo de diversas espécies de hortelã na mesma área. Sua propagação é por rizomas, com cerca de 10 cm, plantando-se no final das chuvas, no espaçamento de 0,6 x 0,3m.

Qual é a diferença entre o hortelã e a menta?

Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã. Amplamente utilizada como tempero, ela é suave e refrescante. Sua folhas são mais largas e aglomeradas em um conjunto mais estreito e alongado. A confusão entre as duas plantas também se dá por causa da diferença de nomenclatura em cada região do país.

Qual é a diferença entre menta e hortelã?

Porém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques.

Para que que serve a Folha da hortelã?

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.