Quantos tipos de cidreira existem?
A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.
Qual é a verdadeira erva-cidreira?
A melissa ou erva–cidreira–verdadeira — cujo nome científico é Melissa officinalis — é um arbusto com folhas grandes e ovaladas, que apresentam nervuras salientes. É uma planta nativa da Europa meridional, parente da menta e da hortelã, utilizada pelo homem desde os tempos da Grécia antiga.
Qual é a melhor erva-cidreira?
Cidrão de árvore, ou cidró, é um tipo de erva–cidreira utilizado para aromatizar ambientes. Nativa da América do Sul, a espécie Aloysia triphylla – popularmente chamada de cidrão, cidrão de árvore, cidró ou cidrozinho – é a mais aromática de todas as ervas cidreiras.
Qual a diferença da erva-cidreira e capim-santo?
O Capim–cidreira diz respeito à planta de nome científico Cymbopogon citratus, também conhecido como “Capim–limão” ou “Capim santo”. Por outro lado, a erva–cidreira possui o nome científico: Melissa officinalis. … Já a erva–cidreira possui folhas mais delicadas com ramificações que a aproximam da aparência do hortelã.
Qual a diferença da erva-cidreira para Melissa?
Também conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira. Originária da Ásia, é rasteira e suas folhas lembram o formato da hortelã. Considerada a mais calmante das três, possui sabor sutil e refrescante.
Para que serve o chá de cidró?
É digestivo, calmante, sudorífero, febrífugo, sendo usado também contra dores musculares e gases intestinais. É sabido que abaixa a pressão sangüínea, pelo que se recomenda cautela aos que tem pressão baixa. Durante a secagem se perde em grande parte o aroma do capim-cidró.
Para que serve a erva cidreira verdadeira?
As folhas da erva–cidreira podem ser ideais para quem sofre de alterações digestivas e ansiedade. Além disso, pesquisas confirmam que elas agem como sedativo. Por isso, aromaterapeutas recomendam que seu óleo essencial seja usado em casos de depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia.
Como é a folha de erva cidreira?
Características botânicas: Erva perene, ereta, de até 80 cm de altura, ramificada desde a base, com ramos quadrangulares, folhas opostas, simples, ovadas, com até 7 cm de comprimento, pilosas, de margem crenada, curto pecioladas, com nervuras salientes na face inferior. …
Para que é indicado o chá de erva cidreira?
As folhas da erva–cidreira podem ser ideais para quem sofre de alterações digestivas e ansiedade. Além disso, pesquisas confirmam que elas agem como sedativo. Por isso, aromaterapeutas recomendam que seu óleo essencial seja usado em casos de depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia.
Quem não pode tomar chá de erva cidreira?
Quem não deve usar Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal se a pessoa utilizar medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva.
Pode fazer chá de capim-santo com erva-cidreira?
O mais indicado, no entanto, é sempre o chá de erva–cidreira ou o suco da erva. Para fazer o chá, você precisará usar as folhas, que podem ser secas ou frescas. Utilize cerca de 3 colheres de sopa de folhas de erva–cidreira capim e uma xícara de água fervente. Deixe a mistura descansar por alguns minutos.
Para que serve o capim-cidreira?
Excelente fonte de vitaminas A, do complexo B e vitamina C, o capim–cidreira também é rico em ferro, zinco e magnésio. Essas vitaminas e minerais podem oferecer benefícios antioxidantes e analgésicos.
Pode misturar erva-cidreira com melissa?
O poder dos chás A melissa, também chamada de erva–cidreira ou cidreira, tem ação sedativa, digestiva, repelente e ajuda nas cólicas menstruais. Vamos passar a receita de um chá simples, cheiroso, delicioso, que aquece o corpo e conforta a alma, para tomar antes de dormir. Numa panela, coloque água para ferver.
Para que serve a erva melissa?
Geralmente consumidas na forma de chá, as folhas da melissa são excelentes para tratar alterações digestivas e ansiedade. Elas também podem agir como um sedativo natural. Além do chá, a melissa também pode ser consumida como suplemento ou extrato, ou aplicado na pele em bálsamos e loções.
Comentários