O que vem a ser hemoglobina S?

Quem tem hemoglobina S tem anemia falciforme?

Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.

Qual o valor normal da hemoglobina S?

Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.

O que diferencia a hemoglobina S da hemoglobina A?

A hemoglobina das células falciformes (hemoglobina S) difere da hemoglobina A num único aminoácido: O glutamato na posição 6 das cadeias beta está substituído por uma valina.

Quais são os riscos de ter anemia falciforme?

Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.

Quando é considerado anemia falciforme?

Após um teste de triagem para a hemoglobina falciforme, o diagnóstico de anemia falciforme é confirmada pela eletroforese de hemoglobina. Hemoglobina S compreenderá usualmente 85-98% de hemoglobina. Na doença com homozigose SS, nenhum hemoglobina A estará presente.

Como identificar anemia falciforme no hemograma?

O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.

Qual valor de hemoglobina é considerado anemia?

Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.

O que é Heterozigose para HB S?

O traço falciforme – heterozigose para o gene da hemoglobina S – constitui uma condição relativamente comum e clinicamente benigna em que o indivíduo herda de um dos pais o gene para a hemoglobina A e do outro o gene para a hemoglobina S.

O que quer dizer presença de Hb fé HB A?

Hemoglobinopatias são alterações das hemoglobinas que causam hemólise, policitemia, cianose ou falcização, sendo mais freqüentes as hemoglobinas (Hb) variantes e talassemias. As hemoglobinas variantes são geralmente resultantes de substituições de aminoácidos que constituem a cadeia polipeptídica da globina.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Quem tem anemia falciforme pode morrer?

Embora muito pouco conhecida, trata-se da doença genética de maior prevalência no Brasil. A cada ano nascem no país 2.500 crianças com a enfermidade, sendo que 20% delas não chegam a atingir os 5 anos de idade.

Qual porcentagem de hemoglobina S na anemia falciforme?

A hemoglobina S (HbS) é uma das alterações hematológicas hereditárias de maior freqüência. No Brasil, a prevalência do traço falciforme (HbAS) varia de 2% a 8%.

Como interpretar exame de anemia falciforme?

Se forem detectadas duas cópias do gene da hemoglobina S, o indivíduo tem anemia falciforme. Se forem detectados um gene da hemoglobina S e outro normal, ele tem traço falcêmico.

Como identificar o tipo de anemia pelo hemograma?

Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.