Quais os principais artistas da arte popular?

Quem são os principais artistas da arte popular?

Principais Artistas no Brasil

  • Ciro Fernandes (Paraíba, 1942);
  • Aberaldo Santos (Alagoas, 1960);
  • Gerson de Souza (Pernambuco, 1926);
  • Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 1898);
  • Cizin (Ceará, 1980).

Como são os artistas populares?

Arte Popular O artista popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte. Muitas vezes de maneira solitária, em alguns casos com ajuda da família. De maneira geral, não consegue sobreviver e sustentar família somente dos trabalhos artísticos realizados.

De quem a arte popular?

Arte Popular Basicamente, é a arte do povo, sendo o Brasil, um dos principais celeiros de inúmeros artistas criativos da história do país. A cultura popular é a principal raiz dessa arte. O artista popular dedica seu tempo livre, sua folga do trabalho para criar sua arte.

Quem são os artistas que se destacaram na arte popular nordestina?

Os mais famosos são os do pernambucano Mestre Vitalino (1909-1963), que deixou dezenas de descendentes e discípulos. A cerâmica figurativa destaca-se também nos estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

São exemplos de arte popular?

São exemplos dessa produção artística obras como ex-votos, imaginárias religiosas, esculturas em cerâmica, carrancas e utensílios domésticos – como panelas e potes de barro – que representam crenças, lendas, costumes, acontecimentos corriqueiros e dificuldades do dia a dia.

Em que os artistas da arte popular se inspiram?

Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura. Seu humilde cotidiano e as dificuldades do dia-a-dia são refletidas na obra.

O que é arte popular exemplo?

São exemplos dessa produção artística obras como ex-votos, imaginárias religiosas, esculturas em cerâmica, carrancas e utensílios domésticos – como panelas e potes de barro – que representam crenças, lendas, costumes, acontecimentos corriqueiros e dificuldades do dia a dia.

O que significa arte popular exemplos?

Há quem considere que a arte popular é formada pelas manifestações artísticas que cria e consome o povo, em oposição à alta cultura ou à cultura académica. Um copo de barro criado por um artesão para recolher água é um exemplo de arte popular, ao passo que uma pintura numa tela num museu pertenceria à arte elitista.

Qual a origem da arte popular?

Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). O termo em inglês significa “arte popular” e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra.

Qual a origem da arte popular brasileira?

A Arte Popular Brasileira apresenta variadas produções artísticas de grande importância para a nossa identidade cultural. … Os artistas se inspiram em suas regiões de origem e representam lendas, costumes e crenças de sua tradição cultural.

Qual é a arte popular da região Nordeste?

Manifestações Culturais do Nordeste. As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.

Quais os mais famosos artesãos do Nordeste?

Destaque na valorização da cultura popular, o Cariri cearense é celeiro para produtores de artesanato que criam a partir do barro, da madeira e do couro

  • 1.Espedito Seleiro. …
  • 2.Corrinha Nascimento. …
  • 3.Gertrudes Leite. …
  • 4.Silvana Santos. …
  • 5.Maria de Lourdes Candido. …
  • 6.Célia Freitas. …
  • 7.Beto Soares. …
  • 8.Nil Morais.

12 de jul. de 2019

O que é considerado uma arte popular?

Conceito: Chamamos de “arte popular” pinturas, esculturas e objetos que são a expressão artística autêntica da cultura de um povo.

Quais são os temas da arte popular?

Vida, morte e amor são temas que surgem independente das fronteiras culturais, sociais ou geográficas. Na arte popular, temas como: sacramentos católicos (batizado, crisma e confissão), natalidade, infância, festas locais (forró e a festa junina), além de rituais de casamento são percebidos como eventos populares.