Qual o objetivo da Escola da Ponte?

Qual o propósito da Escola da Ponte?

Segundo o projeto educativo, a escola tem como pedagogia o “Fazer a Ponte”, que visa a formação de pessoas autônomas, responsáveis, solidárias, mais cultas e democraticamente comprometidas na construção de um destino coletivo e de um projeto de sociedade que potencialize a afirmação das mais nobres e elevadas …

Qual é a metodologia da Escola da Ponte?

Com um ensino baseado no incentivo à autonomia, a Escola da Ponte não divide os alunos em séries ou turmas. Lá, eles formam grupos de acordo com seus interesses para desenvolver projetos. Cada estudante passa por três núcleos conforme vai tornando-se mais autônomo: iniciação, consolidação e aprofundamento.

Como os alunos são divididos na Escola da Ponte?

Gestão Educacional Lá, os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Portadores de necessidades especiais dividem o espaço com os outros alunos, sendo a biblioteca o local central da escola.

Qual a função mais importante da escola?

A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno …

Como surgiu a Escola da Ponte?

A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.

Qual a visão de Freire sobre a escola democrática?

2.3. A experiência democrática somente é possibilitada pela educação, pois afirma Freire: “A democracia e a educação democrática se fundam ambas, precisamente, na crença no homem”. (FREIRE, 2007, p. 104).

Como funciona a escola Montessoriana?

Uma escola montessoriana conduz uma aula como se conduz um projeto científico. Diferente da educação tradicional, os conteúdos não são transmitidos dos professores aos alunos de forma vertical e rígida. O conhecimento é construído por toda a turma com a mediação do educador.

Quando e onde surgiu a Escola da Ponte?

Em 1976, no rescaldo da liberdade, criou com duas colegas o projeto pioneiro «Fazer a Ponte na Escola da Ponte». Sem turmas, sem testes, sem ciclos, sem campainhas. Chamaram-lhe louco quando dizia que era possível derrubar paredes e juntar alunos?

Como visitar a Escola da Ponte?

Poderá agendar a sua visita à Ponte contactando a Responsabilidade Correio e Visitas na Ponte através do novo endereço de correio electrónico [email protected] , deverá referir o dia, bem como o número de pessoas que o/a acompanham.

Como é a organização do espaço físico existem salas de aula tradicionais?

O espaço da sala de aula deve ser um lugar aprazível e ter as condições necessárias às diferentes aprendizagens – da leitura, da escrita e de outras. Para que tal seja possível, é fundamental que estejam reunidas condições de ambientação, de cuidado com a sala, da sua preparação e adequação às práticas pedagógicas.

Qual é a importância da escola?

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.

O que é a função social da escola?

A função social da escola na formação do aluno enquanto cidadão é prepará-lo para a sociedade atual. … Durante uma aula, por exemplo, o estudante tem a oportunidade de aprender algo enquanto se socializa com outros indivíduos de diversas idades, classes sociais, etnias, histórias, etc.

Quem idealizou a Escola da Ponte?

José Pacheco não é o primeiro – e nem será o último – a desejar uma escola que fuja do modelo tradicional. Ao contrário de muitos, no entanto, o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena a Escola da Ponte.

O que Paulo Freire fala sobre educação?

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.