O que é uma licença GPL?

Qual o propósito da licença GPL?

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais.

O que é licença GPL e quais são as 4 liberdades?

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Quais as diferenças entre as licenças GPL e BSD?

A GPL requer que trabalhos derivados sejam licenciados sob a mesma licença, ou seja, sob a GPL. Já a licença BSD requer apenas o reconhecimento dos autores e outras pequenas restrições. … Licenças estilo GPL são chamadas de licenças copyleft enquanto as licenças estilo BSD são chamadas de licenças permissivas.

Como surgiu a licença GPL e quais suas principais características?

A General Public License foi criada pelo idealizador do software livre, Richard Stallman, no final da década de 1980. … Ele precisava criar um projeto que lançaria um sistema operacional totalmente livre e que fosse compatível com o sistema operacional Unix sem utilizar o código fonte deste.

Qual é a finalidade das licenças que defendem o copyleft?

O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, deve passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. O copyleft garante que todos os usuários tenham liberdade. Copyleft também fornece um incentivo para que outros programadores contribuam com o software livre.

Como funciona a licença GNU?

A Licença de Documentação Livre GNU (GNU Free Documentation License) é uma forma de copyleft criada para uso em manuais, livros ou outros documentos para garantir que qualquer um tem a real liberdade de copiar e redistribui-los, com ou sem modificações, tanto comercial quanto não comercialmente.

Quais são as quatro 4 liberdades do GNU?

A Definição de Software Livre

  • As quatro liberdades essenciais. …
  • Software livre pode ser comercial. …
  • A liberdade de executar o programa como você desejar. …
  • A liberdade de estudar o código-fonte e fazer alterações. …
  • A liberdade de redistribuir se assim desejar: requisitos básicos. …
  • Copyleft.

Quais são as liberdades do software livre?

O que é software livre

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). …
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

Qual a diferença entre as licenças GPL e LGPL?

A GPL é a licença para software livre com maior utilização. … A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo software proprietário.

Como funciona a licença BSD?

A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária.

Como funciona a licença GPL e suas versões?

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Qual a versão mais atual da licença GPL?

versão 3
A Licença Pública Geral GNU (GNU General Public License) é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL; ela é utilizada pela maioria dos programas GNU, assim como mais da metade de todos os outros programas de software livre. A versão mais recente é a versão 3.

O que é uma licença copyleft?

Assim, copyleft praticamente significa “cópia autorizada”. Ainda há o trocadilho com a “Todos os direitos reservados”, sempre ao lado do símbolo de copyright. No caso do “copyleft“, a frase transforma-se em “All rights reversed”, ou seja, “Todos os direitos invertidos”.

O que são as licenças Creative Commons?

As licenças Creative Commons foram criadas para dar maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais, de modo que os conteúdos sejam utilizados amplamente, sem que as leis de proteção à propriedade intelectual sejam infringidas.