Qual a causa da Clorose Variegada dos Citros?

Qual o vetor da clorose variegada dos citros?

fastidiosa da CVC é transmitida via enxertia de material infectado, como borbulhas. Muito provavelmente esta foi a forma de transmissão responsável pela rápida disseminação da bactéria entre as regiões produtoras de citros anteriormente à lei normatizando a produção de mudas certificadas (IN 16 de 18/03/2003).

Qual o agente causal do cancro Citrico?

O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, ocasiona lesões locais em folhas, frutos e ramos.

Como combater clorose?

Correção da clorose Se estiver a cultivar num solo argiloso, frio ou muito húmido, corrija-o, se possível. Se a questão for argila, o melhor lugar para começar é remover um percentual apropriado do solo nativo e substituí-lo por lodo e areia, além de boa matéria orgânica antes da próxima colheita.

O que é a doença amarelinho?

A clorose variegada dos citros (CVC), conhecida como amarelinho, é uma doença causada pela bactéria Xylella fastidiosa, que atinge todas as variedades de citros comerciais. Restrita ao xilema da planta, a bactéria provoca o entupimento dos vasos responsáveis por levar água e nutrientes da raiz para a copa da planta.

Quais são os organismos parasita é vetor da CVC?

A Clorose Variegada dos Citros (CVC) é uma importante doença causada pela bactéria Xylella fastidiosa Wells et al., que é transmitida por insetos sugadores do xilema como vetores, denominados cigarrinhas (Hemiptera: Cicadellidae).

O que é o Projeto Genoma Xylella?

O Genoma Xylella foi o primeiro seqüenciamento de um fitopatógeno (organismo causador de uma doença em uma planta de importância econômica) e ganhou visibilidade internacional, por meio de artigos e comentários na revista Nature e The Economist e no jornal New York Times.

Qual agente causador do greening?

O agente causal é uma bactéria com crescimento limitado ao floema (vasos que distribuem a seiva elaborada), chamada provisoriamente Candidatus Liberibacter spp.

Quais os sintomas do cancro cítrico?

Danos: Sintomas na superfície de ramos, folhas e frutos aparecem, no início, na forma de lesões eruptivas, levemente salientes, puntiformes, de cor creme ou parda. Essas lesões tornam-se depois esponjosas, esbranquiçadas e em seguida pardacentas, circundadas por um halo amarelo.

O que causa clorose?

Clorose é a falta de produção de clorofila na folha da vegetação. Isso pode ocorrer devido à falta de nutrientes ou de exposição à luz solar. Deste modo a planta não realiza a fotossíntese, atividade fundamental para seu crescimento e desempenho de respiração celular e metabolismo.

O que é a clorose nas plantas?

A clorose, em botânica, é a condição de uma planta, em que as suas folhas não produzem suficiente clorofila. As folhas apresentam uma coloração diferente da normal: verde pálido ou amarelado.

Como identificar o greening?

O sintoma inicial do greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).

Como combater o amarelinho da laranja?

Como controlar a CVC Conforme orienta Peixoto, para controlar o aparecimento da amarelinha, o citricultor só deve utilizar mudas sadias, certificadas, adquiridas em viveiros credenciados. Em regiões onde já existe a doença é necessário manter as borbulheiras e as plantas matrizes protegidas por telas antiafídicas.

Qual o tecido obstruído pela bactéria causadora da CVC?

xilema
Restrita ao xilema (tecido condutor) da planta, a bactéria obstrui os vasos responsáveis pelo transporte de água e nutrientes da raiz para a copa.

O que significa o projeto genoma?

O Projeto Genoma Humano foi um projeto que tinha como o objetivo fazer o sequenciamento do genoma humano, identificando todos os nucleótidos que fazem parte dele.