Como funciona o DIU para não engravidar?

Quanto custa para colocar o DIU?

Quanto custa para colocar um DIU? Os preços do procedimento variam de acordo com o consultório, o profissional e o tipo de dispositivo intrauterino, podendo ir de R$ 500 a R$ 2.500.

Como funciona o DIU dentro do útero?

Como funciona O DIU de cobre libera pequenas quantidades de cobre no útero, o que provoca alterações no endométrio, impedindo à implantação do óvulo no útero, além de também interferir no tempo de sobrevivência do espermatozoide. Este tipo de DIU fornece uma proteção durante um período de aproximadamente 10 anos.

Quem usa o DIU menstrua?

Existem basicamente dois tipos de DIUs: o DIU mais antigo (de cobre), e o DIU hormonal (Mirena). A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.

Quais os riscos de se colocar o DIU?

“A presença do DIU dentro do útero pode agir como facilitador de infecção, que é capaz de subir do útero para as trompas e ovários, chamada de doença inflamatória pélvica, além de evoluir para peritonite, infecção abdominal. Daí pode cair na corrente sanguínea e virar uma sepse”, explica.

Como faço para colocar o DIU pelo SUS?

O primeiro passo para solicitar a colocação do dispositivo no SUS é bastante simples. Com o cartão do SUS em mãos procure um Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico e agende uma consulta com um ginecologista da rede pública, chegada a hora é só informar que deseja colocar o DIU.

Qual DIU é melhor Mirena ou cobre?

Enquanto o DIU de cobre pode dificultar a situação para mulheres que já sofrem com fortes cólicas e fluxo menstrual intenso, o DIU Mirena evita maiores desconfortos, já que diminui o processo inflamatório no local.

Quando coloca o DIU a barriga fica inchada?

Não causa. Pode estar relacionados com hormônios do ciclo mestrual. A progesterona por exemplo, apresenta retenção de hidrica pelo seu efeito mineralocorticoide. A tensão pré menstrual e uma dieta inadequada rica em sódio também contribuem para o sintoma.

Quais as chances do DIU falhar?

Segundo um estudo da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o índice de falha do DIU de cobre varia de 0,2 a 0,8%, contra 9% da pílula anticoncepcional e 20% das camisinhas (no uso típico, ou seja, levando em consideração as falhas no uso).

Porque quem usa DIU não menstrua?

Você fica sem menstruar durante o uso do DIU porque ele atrofia o endométrio e não porque ele inibe a ovulação.

É verdade que o DIU engorda?

Não, o DIU de Cobre não engorda, pois não possui hormônios e seu efeito se restringe ao útero. Além de atuar como barreira física, o cobre é um espermicida natural, não causando qualquer alteração de apetite ou retenção de líquido.

É seguro usar o DIU?

O dispositivo é sim extremamente eficaz, porém nenhum método contraceptivo atual oferece 100% de proteção. Ele de cobre oferece risco de gravidez de 0,8%, enquanto o DIU com hormônios oferece risco de 0,2%. Dessa forma, em raríssimos casos, pode haver sim uma gestação.

É possível o homem sentir o DIU?

O seu parceiro não consegue sentir o dispositivo intrauterino propriamente. Mas, embora não seja comum, ele pode sentir os fios do DIU que ficam para fora do colo do útero. Neste caso, o ginecologista pode cortar mais os fios.

Quem pode colocar o DIU pelo SUS?

O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para qualificar ainda mais o serviço, o Ministério da Saúde recomenda que a inserção do DIU seja feita apenas por médicos capacitados para o procedimento, e não por enfermeiros.

Quanto tempo demora para colocar o DIU pelo SUS?

O procedimento para a colocação do dispositivo no consultório médico é bastante simples, com duração de cerca de 15 minutos, pode ser usado por praticamente toda mulher, inclusive logo após uma gravidez ou aborto. O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa, e não possui grandes efeitos colaterais.